Mais potente, nova bateria da Tesla pode reduzir o preço dos carros

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O esperado Battery Day, evento da Tesla que ocorreu na terça-feira (22) na Califórnia, não falhou em trazer as “novidades animadoras” prometidas. A principal delas foi uma nova tecnologia de bateria que, graças ao ganho de potência e menor custo de fabricação, pode reduzir em alguns milhares de dólares o preço dos veículos elétricos da montadora nos próximos anos.As novas células de bateria chamam-se 4680, e levam este nome porque medem 46 mm de diâmetro por 80 mm de comprimento. Elas são maiores que as utilizadas atualmente pela Tesla, de 21 mm por 70 mm.O aumento de tamanho é por um bom motivo. De acordo com Elon Musk, CEO da montadora, a nova bateria pode entregar seis vezes mais potência, cinco vezes mais energia e aumentar o alcance dos veículos em 16%.Analistas ouvidos pela Reuters estimam que, atualmente, o custo por kWh das baterias da Tesla é de US$ 156, valor que pode ser reduzido para US$ 70 ou US$ 80 nos próximos anos. Na avaliação de Musk, essa mudança tem potencial para ajudar a Tesla a produzir o sonhado carro elétrico de US$ 25 mil (R$ 138 mil) em 2023. ReproduçãoElon Musk apresentando a 4680, nova bateria da Tesla. Imagem: Reprodução/Tesla “Construir um carro elétrico acessível sempre foi nosso sonho, mas antes precisamos reduzir o custo das baterias”, afirmou o bilionário. “Em três anos, podemos ter um veículo equiparável aos que são movidos a gasolina pelo mesmo preço, ou talvez melhor”. Ainda de acordo com a Reuters, um veículo elétrico alcança a paridade de preços – o ponto em que ele pode ser vendido pelo mesmo valor que os carros de combustão interna – quando o custo de suas baterias é igual ou inferior a US$ 100 por kWh. Portanto, a ambição de Musk de popularizar os elétricos pode tornar-se verdadeira se a 4680 for realmente colocada em prática. De acordo com o CEO, o novo sistema de fabricação de células ainda não está operando, mas está “perto de funcionar”.Expectativa de crescimentoVez ou outra, Elon Musk anuncia metas absurdas o bastante para deixar os espectadores se perguntando se eles ouviram certo. No Battery Day não foi diferente. O empresário disse que a expectativa da Tesla é produzir 20 milhões de veículos elétricos por ano. Essa quantidade representa 25% do mercado, considerando que a indústria automobilística, na totalidade, espera entregar 80 milhões de carros mundialmente este ano. Para atingir seus objetivos, a Tesla planeja reciclar células de bateria na gigafábrica de Nevada e levar a praticamente zero o uso de cobalto, um dos materiais mais caros na produção. Musk anunciou ainda que a fabricação de baterias vai aumentar rapidamente nos próximos anos, chegando a 3.000 gigawatts-hora por ano, e que, nesse ritmo, a Tesla poderia inclusive fornecer baterias para outras empresas.Via: Reuters

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