Parceria com Lojas Americanas em conveniência começa em setembro, diz BR Distribuidora

Petrobras e BR Distribuidora: o que esperar após operação de venda
07/07/2021
Petrobras reajusta preços e reforça alta nos postos
07/07/2021

Valor Econômico

A BR Distribuidora espera iniciar em setembro as operações da joint venture formada com a Lojas Americanas para impulsionar o segmento de conveniência, disse ao Valor o presidente da empresa de combustíveis, Wilson Ferreira Jr.
A distribuidora possui, hoje, cerca de 1,2 mil lojas BR Mania, operadas por franqueados, mas enxerga potencial de instalar mais mil unidades em cinco anos. Pelos termos do acordo, a marca BR Mania será mantida nas lojas dos postos, enquanto as lojas fora de postos de combustíveis utilizarão a marca Local, da Americanas — que conta, hoje, com 55 lojas do tipo, com operação própria.
O executivo acredita que a parceria permitirá à companhia aumentar o seu poder de compra.
“Do ponto de vista do ‘procurement’ [compras], poderemos comprar coisas a preços mais baratos e poder repassar isso ao consumidor de forma mais forte”, disse.
O acordo fechado entre as duas companhias, este ano, prevê o desembolso pela Lojas Americanas de até R$ 305 milhões – incluindo aporte de até R$ 252 milhões e pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR, dependendo do cumprimento de metas.
O setor de conveniência é um dos pilares da estratégia de crescimento da BR para os próximos anos. A distribuidora traça, neste momento, com a consultoria do Boston Consulting Group (BCG), um reposicionamento para o longo prazo. A expectativa da empresa é divulgar o novo plano estratégico em 60 dias.