Petróleo fecha em alta, com WTI no maior preço desde 2018

Com gasolina e etanol a preços recordes, Nissan vai lançar tecnologia de célula de combustível
14/06/2021
Parada em campo de gás da Petrobras pode piorar crise energética
14/06/2021
Mostrar tudo

Valor Investe

Na semana, a referência americana acumulou ganhos de cerca de 2%, enquanto o Brent subiu cerca de 1%.

O petróleo fechou em alta, com a referência americana da commodity encerrando a sessão em nova máxima desde 2018, depois da divulgação do relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), mais cedo.

O contrato do petróleo WTI para julho fechou em alta de 0,88%, a US$ 70,91 por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York, enquanto o do Brent para agosto subiu 0,23%, a US$ 72,69 por barril na ICE, em Londres. Na semana, a referência americana acumulou ganhos de cerca de 2%, enquanto o Brent subiu cerca de 1%.

O índice dólar DXY, que normalmente tem correlação negativa com o preço da commodity, sobe 0,50%, a 90,528 pontos.

A projeção revisada da AIE é de que o apetite pela commodity retornará ao nível pré-pandemia no fim do ano que vem, quando o consumo mundial de barris deve atingir 100 milhões por dia novamente. Do lado da demanda, por sua vez, a agência reduziu a projeção em 300 mil barris no terceiro e quarto trimestres de 2021 por causa da vacinação lenta em países emergentes.

Embora a agência tenha reduzido suas previsões de demanda para este ano, a AIE disse que os estoques da OCDE agora caíram abaixo da média entre 2015 e 2019 e que os EUA e a Organização de Países Exportadores de petróleo e aliados (Opep ) conduzirão um aumento na oferta global no próximo ano para atender a demanda.
Apesar de um pequeno aumento na oferta depois que os EUA suspenderam as sanções a algumas autoridades e empresas petrolíferas iranianas, “o mercado parece estar se concentrando inteiramente na (robusta) recuperação da demanda no momento”, disse o Commerzbank.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *