Porto de Santos autoriza navio com 18 toneladas de gasolina para evitar desabastecimento devido à guerra no Irã 

TRF-2 mantém liminar contra imposto de exportação
10/04/2026
Sócios da Raízen resistem a aporte maior e pedem nova proposta aos bancos
10/04/2026
Mostrar tudo


Concessão, segundo a APS, foi dada em razão da real possibilidade de desabastecimento do Estado de São Paulo. Carga é equivalente a 600 caminhões-tanque de gasolina.

 G1.Globo

A Autoridade Portuária de Santos (APS) autorizou a atracação prioritária de um navio carregado com cerca de 20 mil toneladas de gasolina no Porto de Santos.

A concessão, segundo a APS, foi dada em razão da real possibilidade de desabastecimento do Estado de São Paulo

A embarcação em questão é a MH Buiki, de bandeira panamenha, que trouxe o combustível do Terminal Marítimo de Madre de Deus, na Bahia.

O navio chegou ao Porto no último dia 30 de março, e realizou a descarga do material no Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa (Tegla).

A Autoridade Portuária de Santos (APS) autorizou a atracação prioritária de um navio carregado com cerca de 20 mil toneladas de gasolina no Porto de Santos. A concessão, segundo a APS, foi dada em razão da real possibilidade de desabastecimento do Estado de São Paulo, conforme atestado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), devido aos conflitos no Oriente Médio.

A embarcação em questão é a MH Buiki, de bandeira panamenha, que trouxe o combustível do Terminal Marítimo de Madre de Deus, na Bahia. A APS informou que o navio está carregado com 17.974 toneladas de gasolina, cerca de 600 caminhões-tanque.

Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.

O navio chegou ao Porto no último dia 30 de março, e realizou a descarga do material no Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa (Tegla). A APS destacou que a operação beneficia diretamente o consumidor ao reduzir o risco de falta de gasolina nos postos de combustível.

Em nota, o presidente da APS, Anderson Pomini, destacou que a operação especial foi autorizada a partir de um pedido de uma distribuidora. Ele também ressaltou o papel do Porto de Santos em um período “dramático que afeta a economia de vários países”

“É função do Porto de Santos, como porto público, avaliar as necessidades do País e permitir – sob análise rigorosa – que algumas embarcações possam ter prioridade, em condições específicas” disse, em nota.

A APS pontuou que a Diretoria de Operações (Diope) tem recebido outros pedidos de atracações prioritárias de combustíveis, que são analisados de forma criteriosa para atender o cenário atual sem que nenhuma embarcação “passe na frente da outra”.

Desabastecimento

De acordo com a APS, a autorização levou em consideração um parecer da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que atestou a real situação de desabastecimento do Estado de São Paulo.

Isso porque, por conta dos conflitos no Oriente Médio, houve uma instabilidade na distribuição mundial de combustíveis devido à obstrução do estreito de Ormuz para navios de determinados países.

A APS disse, em nota, que espera que o cessar-fogo acordado na última terça-feira (7) seja mantido e ressaltou que se mantém atenta aos efeitos no Brasil deste conflito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *