Sindicombustíveis nega queda do preço da gasolina
11/11/2016
Etanol sobe 17 Estados, cai em 8 e no DF e fica estável no Amapá
12/11/2016

Fonte: Sindicombustiveis Bahia

Nota de esclarecimento

O Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energia Alternativa e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia) informa que a redução no preço da gasolina, anunciada pela Petrobras no dia 8 de novembro, não aconteceu.

Entre os dias 14 de outubro e 9 de novembro, revendedores de combustíveis da Bahia compraram a gasolina R$0,06 em média mais cara. Quanto ao diesel, a redução do preço da distribuidora para o posto foi em torno de R$0,10, considerando também a primeira decisão da Petrobras de baixar os preços, a partir de 15 de outubro de 2016.

“A redução para o consumidor final depende de vários fatores, principalmente o custo do produto comercializado exclusivamente pelas distribuidoras. Quando elas praticam preço mais caro, é impossível conseguir reduzir para o consumidor”, declara o presidente do Sindicombustíveis Bahia, José Augusto Costa.

O Sindicombustíveis Bahia ressalta que o mercado é livre e competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada posto revendedor decidir sobre o preço que irá cobrar pelos produtos. Entende ser imprescindível informar à sociedade sobre as expressivas variações de preço na cadeia de abastecimento, para que a revenda varejista, face mais visível do mercado e quem lida diretamente com o consumidor, não seja injustamente responsabilizada por alterações no preço ocorridas em outras etapas de comercialização. O Sindicombustíveis Bahia não interfere no mercado e respeita a livre concorrência.