Preço da gasolina subiu 3,3% na bomba na 1ª quinzena de julho

Preços da gasolina e do diesel sobem novamente nos postos, diz ANP
20/07/2020
Consumo de combustíveis leves cai 12,7% no primeiro semestre de 2020
20/07/2020

Fonte: O Globo

A Petrobras reajustou novamente o preço da gasolina nesta sexta-feira. Nas refinarias, o combustível está 4% mais caro a partir de hoje, apesar de acumular queda de 10,2% no ano. As altas recentes já começam a chegar ao bolso dos consumidores.
O preço médio da gasolina comum no Brasil subiu 3,33% na primeira quinzena deste mês em comparação com a média do mês de junho, segundo levantamento em 20 mil postos feito pela ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas e benefícios e de meios de pagamentos eletrônicos.
A Petrobras fez 12 reduções de preços na gasolina em suas refinarias por conta da forte queda dos preços internacionais do petróleo nos primeiros meses do ano.
Mas, nos últimos dois meses, já aumentou o combustível dez vezes, incluindo o reajuste desta sexta-feira, seguindo os aumentos no preço do petróleo no mercado internacional, com a retomada gradual da economia mundial.
A partir de hoje, a gasolina está R$ 0,07 mais cara por litro nas unidades de refino da estatal.
De acordo com o levantamento da ValeCard, nos primeiros 15 dias do mês a gasolina foi vendida a R$ 4,276 por litro, em média, enquanto no mês anterior o valor médio nos postos foi de R$ 4,14 por litro.
No estado do Rio, alta é de 1,8%
Na avaliação da empresa, o aumento de preços da gasolina é reflexo da lenta retomada da atividade econômica em algumas regiões do país, depois de uma forte queda do consumo do combustível entre os meses de abril e maio por conta da pandemia e do isolamento social.
No Rio Grande do Norte, foi registrado o maior aumento de preços nesta primeira quinzena: de 7,8%, com a gasolina a R$ 4,396 o litro. Entre as capitais, Natal foi onde houve a maior alta de preços (10,18%), com o combustível vendido a R$ 4,540 em média.
Já no Estado do Rio de Janeiro, a gasolina foi vendida na primeira quinzena do mês a R$ 4,685, aumento de 1,83% sobre a média de junho. Na capital fluminense, a alta no período foi de 1,76%, com a gasolina vendida a R$ 4,668, em média.
O único estado que registrou queda nos preços da gasolina foi o Amazonas, com uma redução de 1,44%, para R$ 4,279 o litro.
O diesel também teve reajuste de 6% nesta sexta, o sexto no ano. Mas acumula queda de 21,5%.