Preço médio da gasolina no Brasil ultrapassa R$5/litro em fevereiro, diz ValeCard

ETANOL/CEPEA: Indicador do hidratado sobe pela 8ª semana seguida
18/02/2021
Gasolina está 5,8% mais cara desde a primeira semana do ano, aponta ANP
18/02/2021
Mostrar tudo

UOL

O preço médio da gasolina nos postos do Brasil ultrapassou a marca de 5 reais por litro na primeira quinzena de fevereiro, em meio a um avanço das cotações do petróleo no exterior, apontou nesta quarta-feira pesquisa da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.
Na primeira metade deste mês, o valor do litro da gasolina nas bombas cresceu 4,08% ante a média registrada em janeiro, para 5,04 reais por litro, o maior patamar da série história da ValeCard, que tem início em junho de 2019 e não considera a inflação.
Foi a oitava alta consecutiva do combustível, segundo a ValeCard. O cenário de preços em alta nos postos vem com o impulso de reajustes realizados pela Petrobras nas refinarias do país, que têm como referência preços internacionais do petróleo, além do câmbio.
A petroleira elevou por três vezes o preço do combustível neste ano, sendo duas vezes em janeiro (em 7,6% e 5%, respectivamente) e uma em fevereiro (8%).
Na primeira quinzena deste mês, São Paulo foi o Estado com o menor valor médio da gasolina, de 4,63 reais por litro. Já o Acre registrou o litro mais caro, a 5,48 reais.
A maior alta de preços na quinzena ocorreu no Amazonas (5,74%) e a menor na Paraíba (2,7%). Todos os Estados tiveram aumento no valor médio do litro do combustível.
Entre as capitais, Curitiba registrou a menor média de preço na quinzena (4,597 reais por litro), enquanto o Rio de Janeiro teve o valor mais elevado (5,335 reais por litro).
A reguladora ANP, em seu mais recente levantamento de preços, apontou alta de 1,34% da gasolina em postos do país na semana passada, para uma média de 4,833 reais o litro nas bombas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *