Produção da Petrobras aumenta 3,7% no 1º tri

Refinarias privadas defendem urgência em projeto que eleva royalties sobre petróleo
30/04/2024
Experiência no etanol, agro e matéria-prima colocam Brasil como protagonista em biocombustíveis
30/04/2024

Valor Econômico

Empresa registra média de 2,77 milhões de boe/dia de petróleo, LGN e gás natural

A Petrobras fechou o primeiro trimestre com produção de petróleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural de 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia) no Brasil e no exterior, alta de 3,7% em relação aos três primeiros meses do ano passado. Os dados constam do relatório de produção e vendas do primeiro trimestre, divulgado na segunda-feira (29) pela estatal.
No Brasil, a empresa produziu 2,74 milhões de boe/dia, crescimento de 3,9% ante os três primeiros meses de 2023. Em termos de petróleo e LGN, a companhia extraiu 2,23 milhões de barris/dia, 4,4% a mais que entre janeiro e março do ano passado, enquanto a produção de gás natural no primeiro trimestre de 2024 foi de 507 mil boe/dia, 1,6% a mais que em igual período de 2023.
No exterior, a empresa produziu 33 mil barris por dia no primeiro trimestre, 8,3% a menos na comparação anual.
Segundo a companhia, a produção de óleo no pré-sal foi de 1,857 milhão de barris/dia por dia no primeiro trimestre, 4,1% abaixo do quarto trimestre de 2023, devido, principalmente, ao maior volume de perdas por paradas e manutenções.
Esse efeito foi parcialmente compensado pela maior contribuição dos FPSOs Almirante Barroso e P-71, pelo “ramp-up” do FPSO Sepetiba e pela entrada em produção de dois novos poços de projetos complementares no campo de Tupi, na Bacia de Santos.

Produção de derivados sobe 6,1% no 1º trimestre, para 1,75 milhão de barris/dia
A produção do pós-sal foi de 343 mil barris por dia, queda 10,4% em relação ao reportado um ano antes e 11,6% abaixo do quarto trimestre de 2023, principalmente em função do maior volume de perdas com paradas e manutenções e do declínio natural de produção, fatores parcialmente compensados pelo “ramp-up” do FPSO Anita Garibaldi.
A produção de derivados da petroleira no primeiro trimestre atingiu 1,75 milhão de barris/dia, 6,1% acima de igual período do ano passado. A produção de diesel entre janeiro e março cresceu 6,4%, ante os três primeiros meses de 2023, para 699 mil barris/dia, enquanto a de gasolina foi de 391 mil barris por dia, alta de 5,1% na mesma comparação.
A empresa elevou em 8,2%, para 92 mil barris por dia, a produção de querosene de aviação (QAV) ano a ano. Juntos, os três derivados representaram 67% da produção da Petrobras no primeiro trimestre, estável frente a igual período de 2023. O fator de utilização das refinarias subiu sete pontos percentuais ante o primeiro trimestre do ano passado, para 92%.
A estatal vendeu, no mercado interno, 1,64 milhão de barris de derivados, queda de 2,9% frente a igual período de 2023. As vendas de diesel recuaram 3,4% na comparação anual e 7,6% frente ao quarto trimestre do ano passado, para 691 mil barris/dia. A Petrobras creditou o recuo das vendas frente aos três últimos meses de 2023 à sazonalidade no consumo e ao aumento de 12% para 14% do teor mínimo obrigatório de biodiesel no diesel, em março de 2024.
Já as vendas de gasolina caíram 6,8% na comparação anual e 5,2% frente ao quarto trimestre de 2023, para 386 mil barris por dia, por influência da sazonalidade e da perda de participação para o etanol hidratado no abastecimento de veículos flex. A exportação de petróleo no primeiro trimestre caiu 11,3% na comparação anual, para 650 mil barris por dia. A importação de diesel, por sua vez, cresceu 24,3% na mesma comparação, para 87 mil barris por dia.