Reajustes confirmam adesão da Petrobras a nova política

O etanol continua esquecido
30/01/2017
Preços da gasolina e do diesel da Petrobras ainda superam os do exterior
30/01/2017

Fonte: DCI

A Petrobras reajustou o diesel pela segunda vez em menos de um mês e provou que está disposta a repassar alguma volatilidade externa ao mercado doméstico para a garantir rentabilidade de sua unidade de abastecimento, afirmaram analistas na sexta-feira (27).
A Petrobras anunciou uma redução do preço do diesel nas refinarias em 5,1% e da gasolina em 1,4%, em vigor desde o final de semana.
Foi a quinta vez que a empresa reajustou preços desde outubro, quando a nova política passou a valer. Desde então, a empresa reduziu o preço do diesel três vezes e elevou duas. Já a gasolina teve três quedas e uma alta.
"Esta segunda mudança de preço, em um período de três semanas, reforça o compromisso da companhia em implementar de forma pragmática e consistente sua política de preços", afirmou o Santander Brasil, em nota aos clientes.
O Credit Suisse destacou , em relatório, que a "estatal está passando volatilidade, mesmo quando isso exige ajustes sequenciais para cima e para baixo, ao invés de adotar uma abordagem esperar para ver".
Já o Itaú obserou que os ajustes contínuos dos preços dos combustíveis reforçam o compromisso da Petrobras com a nova política.
Apesar de todos concordarem que a nova política de preços trouxe efeitos positivos, após a empresa amargar prejuízos bilionários com a política anterior, os bancos ainda não encontraram um consenso para prever reajustes ou para calcular a paridade de importação utilizada pela petroleira./Reuters