Shell combina transição energética com inovações no varejo de conveniência

BR Distribuidora será empresa de energia e não só de combustível, afirma presidente
06/07/2021
Consumo de combustíveis de CicloOtto deverá crescer 7% nesta safra
06/07/2021

Brasil Postos

A mobilidade é um negócio em crescimento para a Shell e a recarga de EV e o varejo de conveniência são companheiros de cama perfeitos.

Isso é de acordo com István Kapitány, vice-presidente executivo global da Shell para mobilidade.

Responsável pelos negócios de varejo da Shell, Kapitány supervisiona uma rede de 46.000 pontos de venda em 80 países, atendendo 30 milhões de clientes todos os dias. Isso torna a Shell o varejista de mobilidade número um do mundo em termos de número de locais, vendendo mais de 200 bilhões de litros de combustível e 450 milhões de xícaras de café por ano, diz Kapitány.

“O carregamento de EV e o varejo de conveniência são um ótimo programa juntos”, afirma ele.

“Mesmo com carregamento de alta potência, os clientes de EV passam mais tempo em nossas instalações. Naturalmente, isso significa que eles estão mais propensos a comprar um lanche ou pegar itens para levar para casa, criando mais valor no negócio de varejo de conveniência em comparação aos clientes de motores de combustão interna (ICE) ”, diz ele.

Enquanto a pandemia de Covid significou que a Shell registrou uma queda geral de 15% nos volumes de combustível em 2020, outros aspectos de seus negócios foram sobrecarregados; não menos importante, as iniciativas que a empresa vem assumindo na jornada rumo à descarbonização, além do crescimento e inovação no varejo de conveniência.

A empresa também aproveitou sua escala para o efeito máximo, como afirma Kapitány: “Tem sido uma experiência única na vida e acelerou muitas das atividades que, de outra forma, poderiam ter demorado um pouco mais. Sempre pudemos conversar com 80 países de maneira operacional, mas a pandemia realmente tornou absolutamente necessário falar regularmente ”, diz ele.

Entrega ao domicílio e expansão da gama de serviços

Outros pontos positivos incluem a rápida expansão dos serviços de entrega em domicílio de sua rede de estações de serviço em todo o mundo.

Pré-pandemia, a Shell fez testes em três países. Hoje, 22 países oferecem entrega em domicílio em uma variedade de aplicações, incluindo Uber Eats e GrabFood.

A presença global da Shell permitiu que a empresa explorasse diferentes parceiros de entrega, comparando dados e termos comerciais, diz Kapitány.

“Tem sido um grande sucesso. Nós o testamos há um ano, mas em muitos mercados, agora é uma parte essencial do que estamos fazendo. ”

Os hábitos de consumo mudaram durante a crise, ele continua. Pedir comida para consumo doméstico tornou-se mais importante.

A Shell, com sua proximidade de cerca de 10 minutos dos clientes e horário de funcionamento estendido, estava incrivelmente bem posicionada para entregar de tudo, desde bebidas geladas e lanches até produtos de higienização.

Kapitány relata que a Shell registrou um aumento de 30-35% no tamanho da cesta no pico, à medida que os compradores passaram a comprar embalagens múltiplas e quantidades maiores, bem como se mudaram das lojas grandes para ambientes de estações de serviço locais mais “seguros”.

Em resposta, o varejista ampliou sua oferta de forma bastante significativa, dependendo do formato da loja e do país. Por exemplo, no Reino Unido, grandes aumentos foram registrados nas lojas parceiras da Little Waitrose e também nas unidades da Shell Select.

A Shell também continuou sua atividade de atualização e expansão de lojas, com 1.000 lojas reformadas no ano passado e mais 1.400 novos sites adicionados à rede.

Relações fortes com fornecedores também foram um impulso e garantiram que a cadeia de suprimentos continuasse sendo uma máquina eficiente.

“Não tivemos grandes faltas de estoque ou problemas de abastecimento ou de mão de obra”, lembra Kapitány. “Os funcionários foram heróis e, como ajudamos a protegê-los do vírus na loja, mantivemos mais de 99% abertos.”

A Shell também continuou inovando durante a pandemia. Desenvolveu um novo programa denominado Shell Café, com locais de teste já ativos na Holanda, República Tcheca, Rússia e Polônia.

O Shell Café oferece duas misturas de café especialmente criadas, oferecidas por meio de uma combinação de formatos self-service ou servidos à mão, dependendo da demanda do local. Há também novos produtos prontos para o consumo, todos comercializados com a marca Shell. Segundo Kapitány, assim como no caso do Shell Recharge em EV, é importante que a marca Shell esteja representada. A reação do cliente foi “muito poderosa”, acrescenta.

A Shell também está testando seus primeiros sites independentes sem combustível em centros de transporte público na Malásia e na Tailândia, oferecendo comida, café e chá. Apesar do movimento reduzido devido à Covid, as lojas estão vendendo significativamente mais do que as expectativas.

“Isso mostra que estamos explorando outros caminhos no varejo de mobilidade. Os testes são para ver o que podemos fazer no futuro e também para mostrar nossa vontade de evoluir para prosperar durante a transição energética ”, diz Kapitány.