Veículos de carga têm restrição de tráfego durante Operação Carnaval da PRF

Gasolina: postos de bandeira branca pegam carona na crise e avançam no país
21/02/2017
Força-tarefa em São Paulo interdita quatro postos no segundo dia de operação
22/02/2017

Fonte: G1 BA

Caminhões bi-trens, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonhas terão restrição de tráfego nas estradas federais da Bahia durante a Operação Carnaval 2017 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que começa à 0h de sexta-feira (24), e vai até as 23h59 de quarta-feira (1º). De acordo com a PRF, o objetivo da medida é aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, que corresponde à maior parte da malha viária no estado.

A PRF alerta que nos dias e horários de maior movimento, esses veículos não poderão transitar, independentemente de estarem carregados e ainda que possuam Autorização Especial de Trânsito (AET).
Segundo o órgão, o motorista que descumprir a determinação será multado pela PRF como infração média e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final do período de restrição.

Fiscalização
Durante o período da operação, a PRF irá realizar policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, de acordo com as estatísticas. Em 2016, os estados da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina concentraram 27,97% das ocorrências graves no período do Carnaval.

Os policiais e equipamentos de outras regionais serão empregados na BR-324, área metropolitana de Salvador; na região de Feira de Santana, onde se encontram as BRs 101, 324, 116 e 242; e nas BRs 101 e 367, em Eunápolis e Porto Seguro.

No período do Carnaval, a Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal na Bahia (SRPRF/BA) contará, além do efetivo local, com o reforço de homens vindos das Superintendências do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Distrito federal e Tocantins.
Além da embriaguez ao volante, os esforços de fiscalização estarão voltados para o excesso de velocidade, as ultrapassagens proibidas, infrações com motocicletas, uso do cinto de segurança e transporte seguro de crianças.

Neste esquema especial, a fiscalização de embriaguez nas rodovias federais acontecerá a qualquer momento e durante qualquer abordagem.