Ambev e Raízen firmam parceria para recarregar a frota elétrica

Preços do petróleo fecham em alta com otimismo sobre demanda por combustível na China
25/04/2023
O futuro dos biocombustíveis com o avanço dos veículos elétricos
25/04/2023

Canal VE
O projeto firmado entre a Ambev, empresa brasileira fabricante de bebidas, e a Raízen, empresa de energia integrada com sede no Brasil, prevê a instalação de três pontos de recarga Shell Recharge em uma cervejaria localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O ponto de recarga será utilizado por 20 caminhões.
A estrutura conta com carregadores de alta velocidade, com potência de 150 kW, o que permite um tempo de recarga estimado de até 1 hora.
Inicialmente, a parceria entre as empresas prevê o fornecimento anual de 480 MWh de energia limpa e renovável. A Ambev estima que a redução no consumo de diesel pode chegar a 110 mil litros por ano, além de otimizar o serviço logístico da empresa.
“Estamos muito felizes e orgulhosos em dividir essa jornada com a Raízen, essencial no processo de ampliação do uso de energia renovável para o abastecimento dos caminhões elétricos”, afirma Paulo Zagman, VP de Logística da Ambev.
Em 2022, a Ambev contava com uma frota de 255 caminhões elétricos, operados por parceiros logísticos. Foto: Divulgação/Conlog
Uma das maiores frotas de VE do Brasil
A Ambev possui uma das maiores frotas de caminhões elétricos do Brasil, segundo dados de emplacamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
De acordo com dados de 2022, a empresa contava com uma frota de 255 caminhões elétricos, operados por parceiros logísticos.
Essa frota faz parte do projeto da empresa que tem como meta a redução da emissão de carbono em 25%, até 2025. A empresa ainda planeja utilizar 100% de eletricidade decorrente de fontes renováveis de energia.
O que é o Shell Recharge
Com modelos de carregadores de 50 kW e 150 kW de potência, o sistema Shell Recharge faz parte do “Programa de Eletromobilidade” da Raízen, licenciada da marca Shell. O primeiro ponto de recarga foi inaugurado em São Paulo, no ano de 2022, e desde então a Raízen está buscando aumentar o número de pontos de recarga, tendo como meta 35 eletropostos até o segundo semestre de 2023.