ANP inicia o envio de dados pela internet

ANP dá início à consulta sobre atividade de produção de Biocombustíveis
15/02/2018
Etanol: Carnaval não aquece demanda e cotações recuam
15/02/2018

Fonte: Portal da ANP
Após a experiência de enviar por internet os pacotes de dados relacionados aos leilões de petróleo, a ANP expandiu esse serviço e, desde o dia 2 de fevereiro, qualquer solicitante de dados públicos do Banco de Dados de Exploração e Produção - BDEP (associado, eventual, universidade ou instituições de pesquisa) pode realizar o download dos dados solicitados de forma fácil, ágil e segura por meio da internet.

Trata-se de uma ferramenta interna, desenvolvida sob o contrato vigente entre a ANP e a Halliburton, que permite que um dado, ao ser recuperado do Petrobank, seja enviado por meio de Secure File Transfer Protocol – Sftp. O Petrobank é o banco de dados onde a ANP armazena os dados de exploração e produção do País, um dos maiores bancos públicos de E&P do mundo.

A ferramenta foi desenvolvida internamente para otimizar o acesso aos dados públicos armazenados no BDEP. Os principais arquivos enviados por essa ferramenta são os dados de sísmica processada, os dados de poços e os dados de projetos multifísicos.

Com essa ferramenta, as empresas não precisam mais ir ao BDEP retirar fisicamente os dados. Com isso, há tanto uma otimização na entrega, quanto uma diminuição do custo operacional das empresas que não possuem sede no Rio de Janeiro e que precisavam se deslocar até o BDEP para retirar os dados solicitados.
A transferência de arquivos é bem simples, semelhante a que o usuário faz entre pastas no próprio computador.