Com a queda do dólar, preço do diesel deve cair em novembro

Volkswagen Golf terá versões híbrida e elétrica no Brasil
19/10/2018
Preço médio da gasolina nos postos bate novo recorde, a R$4,725/l, diz ANP
20/10/2018
Mostrar tudo

Fonte: O Globo

Com o forte recuo do dólar nas últimas semanas, a tendência é que o preço de referência do diesel fique R$ 0,20 mais barato em novembro, pelas contas do especialista Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
– O preço agora é reajustado todo mês e com a queda do dólar ele deve cair 20 nas refinarias no mês que vem – explicou.
A visão é a mesma do Departamento de Estudos Econômicos do Bradesco, que estima uma defasagem de 10% nos preços dos combustíveis do país em relação ao produto internacional. Se essa queda chegar às bombas, o banco estima um alívio entre 0,15 e 0,20 ponto percentual na inflação medida pelo IPCA, que fecharia em 4,4% este ano.
Adriano Pires, no entanto, defende que a equipe econômica use essa folga nos preços para facilitar a transição para o novo governo, que toma posse em 1º de janeiro de 2019, quando acaba a política de subsídio ao diesel.
– O governo Temer se comprometeu em subsidiar o preço do diesel em até 30 centavos. Ele poderia aproveitar essa queda do dólar para diminuir essa diferença. Assim, o próximo governo não correria o risco de um aumento abrupto no combustível logo nos primeiros dias do ano – explicou.
Para isso, seria preciso manter em novembro o mesmo preço de referência de outubro e alterar o decreto que estabeleceu o subsídio ao diesel, diz o especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *