Cotação de preço do petróleo deve impactar combustíveis no País

Gasolina sobe 19,5% em seis meses e especialistas sugerem Cide como ‘amortecedor de preços’
22/01/2018
Petrobras reduz o preço do diesel e o da gasolina
22/01/2018
Mostrar tudo

Fonte: DCI

A forte valorização das cotações do petróleo traz a preocupação com o impacto nos preços dos combustíveis no Brasil, já que o cenário de alta deve persistir no primeiro semestre, avaliam especialistas consultados pelo DCI.
Além das consequências do acordo entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a Rússia para a redução da produção, choques de oferta durante as últimas semanas contribuíram para a alta dos preços, incluindo eventos como os rompimentos em oleodutos na Líbia e no Mar do Norte, a onda de frio no Hemisfério Norte e as constantes tensões geopolíticas do Oriente Médio.
“Vínhamos de um mercado sobreofertado desde 2014. Mas desde que a Opep usou o artifício, liderado pela Arábia Saudita, de reduzir a produção nos últimos meses, há um claro objetivo de pressionar os preços do petróleo para cima”, diz a pesquisadora da FGV Energia, Fernanda Delgado.
Nos últimos dias, o petróleo tipo Brent chegou a bater a casa dos US$ 70 pela primeira vez em três anos. Segundo o analista da consultoria Tendências Walter de Vitto, outro fator importante de ascensão dos preços são os baixos estoques nos EUA, que anunciaram queda maior que o esperado nas reservas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *