Empresários baianos demonstram menor pessimismo em outubro

Hoje: assembleia geral para discutir proposta de verticalização do setor
05/11/2018
CEO da Petrobras não teve convite de Bolsonaro para ficar, mas diz que pode conversar
06/11/2018
Mostrar tudo

Fonte: SEI BA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em outubro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O ICEB marcou -73 pontos no mês de outubro, melhora de seis pontos em relação ao registrado em setembro (-79 pontos). Em outubro, o ICEB completou duas altas seguidas e alcançou o maior nível de confiança desde maio último.

A expectativa geral do empresariado baiano, no entanto, continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 26 meses seguidos nessa região. O último registro positivo do referido indicador ocorreu em abril de 2013.

A melhora do nível de confiança, captada na passagem de setembro a outubro, evidenciou o progresso no indicador de dois dos quatro grupamentos de atividades: Serviços, com aumento de 29 pontos; e Comércio, com alta de 17 pontos. Por outro lado, Agropecuária e Indústria recuaram 23 e 54 pontos, respectivamente. Importante destacar, o pessimismo foi a tônica de três setores em outubro: Indústria, Serviços e Comércio.

A Agropecuária continuou com a melhor pontuação entre os setores pela sexta vez seguida. A Indústria exibiu o maior recuo da confiança em outubro, voltando a mostrar indicador negativo após um mês. A atividade de Serviços apresentou a maior alta da confiança entre os setores e deixou, após dois meses em sequência, o posto de mais pessimista. Por fim, mesmo com aumento da confiança no mês, o setor de Comércio ficou no posto de mais pessimista.

Do conjunto de itens avaliados, crédito, PIB estadual e PIB nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, inflação, vendas e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de outubro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *