Etanol diminui desempenho, mas aumenta a potência do carro, diz especialista

Preço médio da gasolina nos postos bate novo recorde, a R$4,725/l, diz ANP
20/10/2018
Queda de preço faz aumentar procura por etanol em postos de Salvador
20/10/2018
Mostrar tudo

Fonte: Correio da Bahia

Abastecer com etanol tem sido mais barato do que usar gasolina, pelo menos em Salvador. Mas o uso do biocombustível ainda traz dúvidas e resistência por parte de muitos condutores. Mas calma: o abastecimento do veículo apenas com etanol não trás problema algum para o motor do veículo, ao contrário. Pesquisas indicam que ele mantém ou aumenta a potência. Contudo, o etanol faz com que o veículo rode menos quilômetros por litro.
A explicação é do engenheiro mecânico Lourenço Gobira Alves, doutor em Engenharia Mecânica e professor e chefe do departamento do curso na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
“Não existe problema algum abastecer sempre com etanol, a pessoa pode andar sempre com esse combustível em seu carro e quem vai agradecer é o meio ambiente, pois vai poluir bem menos o ar”, declarou. Aos que estão na dúvida entre o etanol e a gasolina, Gobira recomenda fazer testes no motor, sempre lembrando que há veículos que possuem desempenho de motor melhor que outros.
O teste consiste em medir quantos quilômetros o veículo faz somente com gasolina e depois apenas com álcool em terrenos iguais – de preferência planos – e ver o preço de cada produto. “Divida a distância de quilômetros entre os dois, essa relação vai dar a ideia de quanto se gasta de verdade”, disse Gobira. “Mas, se não tiver paciência para testes, faz o cálculo para ver se o preço do álcool custa até 70% do preço da gasolina”.
Para isso, basta dividir o valor do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for menos que 0,7, o etanol vale a pena. Na sexta-feira (19), em Salvador, o resultado chegou a 0,65. Com relação ao desempenho, o carro com etanol exige mais porque esse tipo de biocombustível tem poder calorífico menor que a gasolina - exige mais litros para rodar a mesma distância.
“No caso da potência do motor, isso vai depender da concepção da montadora. A maioria dos motores, quando operam somente com etanol, tem a potência aumentada, alguns têm a potência mantida e desconheço o caso em que a potência caia”, afirmou Gobira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *