Etanol sobe em 13 Estados e no DF; alta média semanal é de 1,2% no Brasil

De olho no combustível
27/02/2018
Preço médio da gasolina termina a semana em leve queda, segundo ANP
27/02/2018

Fonte: Estadão
Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros subiram em 13 Estados brasileiros e no Distrito Federal na semana passada, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. Em 10 Estados houve recuo e, na Bahia, Goiás e Paraná, estabilidade.
Em São Paulo, principal Estado produtor e consumidor, a cotação média do hidratado apresentou queda, após alta da semana passada. O litro foi para R$ 2,886, recuo de 0,21%. No período de um mês os preços do combustível subiram 0,63% nos postos paulistas. A maior alta no etanol na semana passada, de 1,78%, foi no Rio de Janeiro. A maior baixa semanal, de 0,86%, ocorreu em Alagoas. Na média dos postos brasileiros pesquisados pela ANP houve alta de 0,03% no preço do biocombustível entre os períodos.
No período de um mês, os preços do etanol recuaram no Acre, no Ceará, em Goiás, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Roraima, avançando em todos os outros Estados e no Distrito Federal. O destaque de alta mensal foi a Bahia, com valorização de 8,34% no biocombustível no período de um mês.
Na média brasileira, o preço do etanol nos postos brasileiros pesquisados pela ANP acumulou aumento de 1,2% na comparação mensal.
No Brasil, o valor mínimo registrado na semana passada para o etanol em um posto foi de R$ 2,577 o litro, em Mato Grosso, e o máximo individual ficou de R$ 4,010 o litro, no Rio Grande do Sul.
Vantagem
Os valores médios do etanol hidratado permanecem vantajosos sobre os da gasolina somente em postos dos Estados de Mato Grosso e Goiás, segundo dados da ANP, compilados pelo AE-Taxas. O levantamento considera que o combustível de cana, por ter menor poder calorífico, tenha um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos para ser considerado vantajoso.
Em Mato Grosso, onde o etanol é o mais competitivo, o biocombustível é vendido em média por 60,92% do preço da gasolina. Em Goiás a paridade está em 67,11%. Minas Gerais, onde o etanol vale, em média, 71,88% do preço da gasolina é o Estado onde o limite de paridade desfavorável entre o etanol e o combustível de petróleo está mais próximo aos 70%.
A gasolina é mais vantajosa no Rio Grande do Sul. Naquele Estado, o preço do etanol atinge 92,21% do cobrado em média pela gasolina.