Gasolina pode aumentar de preço no estado da Bahia

Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias em R$0,10 por litro, ou quase 6%
19/08/2019
Preços da gasolina voltam a sofrer aumento na Bahia
19/08/2019

Fonte: Tribuna da Bahia

Por: Yuri Abreu
Não bastasse “os vais e vens” dos preços da gasolina promovidos pela Petrobrás, com a política implementada pela estatal, outra notícia deve deixar os motoristas ainda mais preocupados com o valor do combustível. Sim, o valor do litro pode aumentar em pelo menos R$ 0,10 nos próximos dias nas bombas do estado.
Na última segunda-feira (12), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), o Ato nº 18/2019 da Cotepe/PMPF, do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) em que reajusta o ICMS (imposto estadual) do preço dos combustíveis. Mais precisamente, a alteração é no chamado preço de pauta da gasolina que, aqui na Bahia, passou de R$ 4,458 para R$ 4,590.
Isso significa um reajuste de quase 3% permitido pelo Ato que entrou em vigor nesta sexta-feira. Além da Bahia, apenas Distrito Federal (2,4%) e Mato Grosso (0,25%) também reajustaram seus índices de ICMS para a gasolina comum. Na contramão, unidades federativas a exemplo de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará baixaram a alíquota.
De acordo com Walter Tannus, presidente do Sindicato dos donos de postos de combustíveis da Bahia (Sindicombutíveis-BA), a medida deve sim afetar o preço da gasolina junto ao consumidor final. "Isto poderá impactar no custo de aquisição da gasolina pelos postos revendedores e, consequentemente, no preço final ao consumidor. Toda variação, para cima ou para baixo, em uma cadeia de formação de preço do produto, ele tende alterar o preço do todo”, afirmou.
Ainda segundo o Sindicato, o setor de combustíveis é responsável por aproximadamente 24% da arrecadação de ICMS do Estado da Bahia e os percentuais da alíquota do tributo são de 28% para a gasolina, 19% sobre o etanol e 18% para o óleo diesel. "Isso não tem nada a ver com a Petrobrás. É uma decisão do governo estadual que aumentou o preço referencial do produto, que é quando o governo faz uma pesquisa e estabelece o preço médio. E, em cima dele, se aplicam os 28% da alíquota”, salientou Tannus.

MÉDIA
Atualmente, segundo um levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), em postos de combustíveis da capital baiana, a média do preço da gasolina em Salvador estava, até o último dia 10 deste mês, em R$ 4,50. Conforme a pesquisa, o valor mais barato do litro da gasolina foi encontrado em um estabelecimento no bairro de Valéria: R$ 4,44. Já o mais caro foi visto na região da Ribeira: R$ 4,93. Contudo, a maior parte dos postos estava cobrando entre R$ 4,46 e R$ 4,49, o litro.