Iveco anuncia 1º caminhão elétrico em parceria com startup dos EUA

Sindicombustíveis Bahia participa de audiência pública sobre autosserviço nos postos de combustíveis
03/12/2019
Fiat e Visa anunciam carro capaz de fazer pagamentos
04/12/2019

Fonte: Reuters

A Iveco, unidade de caminhões da CNH Industrial, lançou nesta terça-feira seu primeiro veículo elétrico, o Nikola Tre, construído em parceria com a startup norte-americana Nikola Motor.
O caminhão será produzido para o mercado europeu sob um acordo anunciado pelos dois grupos em setembro e deve impulsionar a Iveco, que, como a menor das montadoras tradicionais de caminhões da Europa, compete com Volkswagen, Daimler e Volvo Group.
“Apenas três meses depois de assinarmos nossa parceria, conseguimos entregar esse protótipo, imagine o que faremos nos próximos três anos”, disse o fundador e presidente-executivo da Nikola, Trevor Milton.
Ele disse que os pedidos para o Nikola Tre já estavam excedendo a capacidade de produção atual. “Estaremos esgotados por muitos anos”, disse ele na apresentação oficial do caminhão.
O caminhão será produzido em versão elétrica e de células de hidrogênio, com um alcance de até 966 quilômetros. Espera-se que as entregas da versão elétrica aos clientes comece em 2021 e do modelo de célula de hidrogênio em 2023.
Segundo o contrato, a CNH assumiu uma participação de 250 milhões de dólares na Nikola – composta de 100 milhões em dinheiro e 150 milhões em serviços, fornecendo à empresa norte-americana escala e capacidade de fabricação de suas tecnologias.
O presidente-executivo da CNH, Hubertus Muhlhauser, recusou-se a divulgar nesta terça-feira o impacto financeiro estimado da parceria, mas acrescentou que antes da assinatura do contrato a empresa havia estabelecido uma meta conservadora de crescimento anual médio de 1% nos próximos cinco anos para os negócios de caminhões.
“Agora acreditamos que podemos facilmente atingir essa meta, apesar de ser um mercado volátil e difícil”, disse ele.