Japão e Brasil assinarão acordo de descarbonização em reunião de líderes em maio

Raízen e Vibra inauguram terminal de combustíveis no Pará para atender escalada do agronegócio
Justiça derruba aumento de taxa cobrada pelo Ibama

Valor Econômico

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, deverá assinar um acordo de cooperação sobre descarbonização com o Brasil durante uma viagem ao país no início de maio, incluindo o desenvolvimento de tecnologias de biocombustíveis e o combate ao desmatamento.
Kishida e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, concordarão com a Iniciativa de Parceria Verde. Ele será o primeiro líder japonês a visitar o Brasil desde a viagem do falecido ex-premiê Shinzo Abe, em 2016. Kishida também visitará o Paraguai.
O primeiro-ministro também trará uma delegação representando pelo menos 40 empresas, visando maiores investimentos japoneses no Brasil para reforçar a cooperação bilateral em tecnologias verdes.
Como presidente deste ano do Grupo dos 20 principais países ricos e em desenvolvimento (G20), o Brasil vai priorizar o combate às alterações climáticas e, ao mesmo tempo, a promoção do desenvolvimento sustentável. O país sul-americano também está programado para sediar a conferência anual das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP30) em 2025.
Com o Brasil desempenhando um papel fundamental na definição da agenda global de descarbonização, Tóquio espera que o novo acordo destaque a cooperação do Japão com os países emergentes e em desenvolvimento do Sul Global em matéria de alterações climáticas.
Os biocombustíveis estão no centro do quadro de cooperação bilateral. Derivados de plantas e outras biomassas, eles emitem menos dióxido de carbono do que a gasolina. O Japão considera-os essenciais para reduzir a sua dependência do petróleo e está explorando formas de aumentar as importações.
O Brasil detém uma participação global de cerca de 30% no bioetanol e fica atrás apenas dos Estados Unidos como produtor. O Japão importou cerca de 340 mil quilolitros do combustível do Brasil no ano fiscal de 2021, o equivalente a cerca de 60% das suas importações dos Estados Unidos, e vê espaço para um aumento adicional.
Há também esforços para transformar o bioetanol num componente de combustível de aviação sustentável, à medida que as companhias aéreas exploram formas de reduzir as emissões. A Iniciativa de Parceria Verde incentivará a cooperação entre os setores privados japonês e brasileiro nesta área.
As empresas japonesas estão aumentando os investimentos relacionados aos biocombustíveis no Brasil.
A Toyota anunciou em março planos para investir R$ 11 bilhões de reais (US$ 2,13 bilhões) no Brasil até 2030, inclusive para produzir um novo veículo híbrido compacto que possa ser movido a biocombustíveis. A montadora disse que criará 10 mil empregos diretos e indiretos até 2030 por meio da expansão de uma fábrica em São Paulo.
A trading Mitsui & Co. pretende produzir celulose e outros materiais relacionados no Brasil, fortalecendo as cadeias de abastecimento no país.
O Plano Estratégico de Energia do Japão, compilado em 2021, afirma que o governo estudará as tendências internacionais sobre a adoção do bioetanol e de outros biocombustíveis. O próximo acordo com o Brasil faz parte desse plano.
O Brasil vê a tecnologia japonesa avançando em sua meta de crescimento econômico ambientalmente consciente.
Sob Lula, o Brasil ofereceu empréstimos e outros incentivos para ajudar a reduzir as emissões agrícolas. O governo pretende aumentar o teor de etanol na gasolina de 27,5% para 30% e fortalecer a indústria do etanol.
Lula também defende a proteção ambiental na floresta amazônica. Ele e Kishida concordarão em investimentos para proteger a Amazônia e promover a agricultura sustentável como parte do novo acordo.
O Brasil está reprimindo a extração ilegal de madeira e trabalhando para aumentar a produtividade em seu setor agrícola com a meta de acabar com o desmatamento ilegal até 2030. O Japão decidiu em fevereiro contribuir com US$ 3 milhões para o Fundo Amazônia do Brasil, que apoia esses esforços, a primeira doação de um país asiático ao fundo.