Otimismo se mantém entre empresários baianos no segundo mês de 2019

Etanol sobe em 22 Estados e DF, diz ANP; preço médio avança 1,19% no País
15/03/2019

Fonte: SEI BA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em fevereiro, um quadro de menor confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

Em fevereiro, logo após o avanço em janeiro e o melhor patamar desde novembro de 2012, o referido indicador recuou. Apesar do ajuste no mês, as expectativas continuaram indicando otimismo no meio empresarial baiano.

O ICEB marcou cinco pontos, piora de 49 pontos em relação ao registrado em janeiro (54 pontos). Antes desses dois meses, entretanto, a última ocorrência positiva do indicador havia sido em abril de 2013 (43 pontos). A expectativa geral do empresariado baiano, assim, permaneceu na zona de Otimismo Moderado pela segunda vez consecutiva.

A piora observada do nível de confiança evidenciou o retrocesso no indicador de três dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária, com queda de 10 pontos; Serviços, de 63 pontos; e Comércio, de 93 pontos. Por outro lado, a Indústria avançou dois pontos. Importante destacar, o pessimismo foi a tônica de um único setor em fevereiro: Serviços.

Em fevereiro, a Agropecuária permaneceu como a atividade de melhor pontuação, ou seja, a mais otimista. Mesmo com o único avanço entre os grupamentos, a Indústria se mostrou a menos otimista entre aquelas com indicador positivo. A atividade de Serviços, única com indicador abaixo de zero, exibiu o menor nível de confiança entre os setores pelo quarto mês seguido. Por fim, o setor de Comércio despontou com a maior queda da confiança entre as atividades.

Do conjunto de itens avaliados, inflação, vendas e capacidade produtiva foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, crédito, PIB estadual e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em pior situação.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de fevereiro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.