Pessimismo volta a diminuir entre empresários baianos em julho

Petrobras reduz gasolina em 4%, na 1ª queda desde abril; mantém diesel
31/07/2020
Programação dos Assessores de Campo do Sindicombustíveis Bahia de 03 a 07 de agosto
31/07/2020

Fonte: SEI BAHIA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em julho, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com este avanço, segundo após quatro retrocessos mensais consecutivos, o pessimismo diminuiu mais uma vez no meio empresarial baiano.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -347 pontos, uma alta de 104 pontos em relação ao registrado em junho (-451 pontos). No entanto, num comparativo com o registrado um ano antes (-64 pontos), ocorreu uma piora de 283 pontos. No ano, a confiança acumula uma queda de 416 pontos.

O ICEB, assim, revelou-se negativo pela quinta vez consecutiva. Mesmo com o progresso mensal mais recente, a confiança do empresariado local permaneceu na zona de Pessimismo em julho.

A melhora no nível de confiança de junho a julho evidenciou o avanço nos indicadores de todas as quatro atividades. Em um ano, por outro lado, todas apresentaram recuo. Ao fim, em julho, a Agropecuária marcou -7 pontos; a Indústria, -244 pontos; os Serviços, -449 pontos; e o Comércio, -326 pontos. O pessimismo, portanto, continuou prevalecendo em todos os setores no mês, com o setor de Serviços exibindo o maior nível e o segmento agropecuário, o menor.

Do conjunto de itens avaliados, PIB estadual, PIB nacional e situação financeira apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, juros, inflação e exportação foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de julho pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.