Petrobras aumenta preço da gasolina nas refinarias ao maior patamar em mais de 3 meses

Consumo de gasolina cai 13,1% em 2018 e abre espaço para o etanol, diz ANP
20/02/2019
Treinamento gratuito da NR20 inicia no Sindicombustíveis Bahia
20/02/2019

Fonte: Portal G1

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (19) que vai elevar, a partir de quarta-feira (20), o preço médio da gasolina em 2,30% nas refinarias. O valor médio do diesel seguirá inalterado.
Com isso, o preço médio do litro da gasolina passará de R$ 1,5970 para R$ 1,6337 entre hoje e amanhã. É o maior patamar desde 14 de novembro (R$ 1,6616). O preço do diesel se manterá em R$ 2,0505.
Na segunda-feira (18), a empresa anunciou a elevação do preço médio da gasolina em 2,49% nas refinarias.
No ano passado o governo anunciou fim do programa de subvenção do diesel instituído pela União. O programa de subvenção ao diesel havia sido criado pelo governo após a greve dos caminhoneiros, no fim de maio de 2018. Uma das principais reivindicações da categoria era redução no preço do combustível.
A Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho de 2017. Pela nova metodologia, os reajustes acontecem com maior periodicidade, inclusive diariamente.
Em março de 2018, a empresa mudou sua forma de reajustes, e passou a divulgar preços do litro da gasolina e do diesel vendidos pela companhia nas refinarias — e não mais os percentuais de reajuste.
Desde o início da nova metodologia, o preço da gasolina comercializada nas refinarias acumula alta de 24,80% e o do diesel, valorização de 51,20%.