Petróleo tem quinta semana de ganhos com sinais de oferta mais apertada

Trabalhadores de postos de combustíveis rejeitam proposta patronal
28/07/2023
Bioenergia ganha mais destaque
31/07/2023

Os preços do petróleo subiram nesta sexta-feira e registraram uma quinta semana consecutiva de ganhos, com os investidores otimistas de que a demanda saudável e os cortes na oferta manterão os preços sustentados.

O apetite a risco em mercados financeiros mais amplos foi alimentado por expectativas crescentes de que os bancos centrais, como o Federal Reserve dos EUA e o Banco Central Europeu, estejam chegando ao fim das políticas de aperto, aumentando as perspectivas de crescimento global e demanda de energia.

Amparados pelos cortes de oferta da aliança Opep+ anunciados no início deste mês, ambos os contratos de referência de petróleo ganharam quase 5% nesta semana — a quinta semana consecutiva de ganhos. Os contratos estão a caminho de avançar mais de 13% no mês.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,75 dólar, a 84,99 dólares o barril, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) ganhou 0,49 dólar, a 80,58 dólares o barril.

Ambos os contratos chegaram a cair até 1 dólar por um breve momento no início da sessão, com os investidores obtendo lucros depois que o WTI subiu acima de 80 dólares por barril, disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group.

As expectativas de alta da demanda foram impulsionadas na quinta-feira, depois que o produto interno bruto dos EUA no segundo trimestre cresceu 2,4%, superando a previsão, apoiando a visão do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, de que a economia pode alcançar o chamado “pouso suave”.

Os investidores estão se animando com a ideia de um pico cada vez mais próximo das taxas de juros, enquanto parece cada vez mais provável que os Estados Unidos evitem uma recessão, disse Tamas Varga, analista da PVM.
Fonte: Reuters