Preço do etanol sobe em 13 Estados e no Distrito Federal, diz ANP

Empresas do setor de combustíveis dizem que Petrobras voltou a subsidiar preços
12/12/2017
Petrobras eleva em 1% preço do diesel e em 1,1% preço da gasolina
12/12/2017

Fonte: Estadão Conteúdo

Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros subiram em 13 Estados e no Distrito Federal na semana passada, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. Em outras 12 unidades da federação houve recuo nos preços do biocombustível. Não foi possível avaliar a condição no Amapá porque a ANP nas últimas semanas não estava divulgando os valores nos postos do estado. Na semana passada, o preço médio do etanol no Amapá foi de R$ 3,290 o litro e o da gasolina, de R$ 3,926/l.
Em São Paulo, principal Estado produtor e consumidor, a cotação média do hidratado apresentou queda de 0,29% na semana, de R$ 2,721 para R$ 2,713 o litro. No período de um mês, os preços do combustível subiram 7,36% nos postos paulistas.
A maior alta no preço do biocombustível na semana passada, de 3,55%, foi em Mato Grosso. A maior baixa semanal, de 3,67%, ocorreu em Rondônia.
No período de um mês, os preços do etanol subiram em 19 Estados e no Distrito Federal, com destaque para São Paulo, onde avançaram 7,36%. O maior recuo mensal foi em Alagoas (-2,17%).
No Brasil, o preço mínimo registrado na semana para o etanol em um postto foi de R$ 1,99 o litro, em Mato Grosso, e o máximo individual foi de R$ 4,260 o litro, no Rio Grande do Sul. O menor preço médio estadual foi de R$ 2,39 o litro, também em Mato Grosso, e o maior preço médio ocorreu no Rio Grande do Sul, de R$ 3,709 o litro.

Competitividade
O etanol hidratado segue competitivo em relação a gasolina nos Estados de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, segundo dados da ANP, compilados pelo AE-Taxas. O levantamento considera que o combustível de cana, por ter menor poder calorífico, tenha um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos para ser considerado vantajoso.
Em Mato Grosso, onde o etanol é o mais competitivo, o biocombustível é vendido em média por 58,26% do preço da gasolina.
Em Goiás, a paridade é de 63,21%, em São Paulo de 69,99%, e em Minas Gerais o etanol vale, em média, 68,68% do preço da gasolina.
A gasolina permanece mais vantajosa principalmente em Roraima. Naquele Estado, o preço do etanol atinge 88,37% do cobrado em média pela gasolina.