Preço nos postos: etanol continua em alta enquanto gasolina se mantém

ANP publica resolução sobre formação de estoques de etanol anidro
22/02/2018
ANP: gasolina recua em 13 Estados e no DF; preço fica estável na média do País
22/02/2018

Fonte: Nova Cana

De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na semana de 11 a 17 de fevereiro, o valor médio do etanol nas bombas de todo o país teve um pequeno aumento, enquanto o da gasolina se manteve.

A evolução dos preços dessa semana reflete o aumento do preço do etanol nas usinas, e influencia diretamente na relação comercial entre os dois combustíveis.

Enquanto na semana anterior o preço médio do etanol nas bombas era de R$ 3,021, um valor menor do que o do fim de janeiro, entre os dias 11 e 17 de fevereiro seu preço passou para R$ 3,026, que corresponde a um aumento de 0,16%.

Já a gasolina apresentou o mesmo valor médio de R$ 4,212 nas duas últimas semanas, sendo mais baixo do que no fim de janeiro e se mantendo pela primeira vez desde dezembro de 2015.

O resultados dessas variações é ainda menos competitividade para o etanol nos postos.Nesta semana, o preço do etanol passou a corresponder a 71,8% do valor de comercialização da gasolina nas médias nacionais – superior à paridade comercialmente estabelecida em 70%.

Esse aumento de 0,13% em relação à semana anterior – quando foi de 71,7% – indica que sua competitividade continua em queda, alcançando o recorde da primeira semana de maio de 2017.
Interessante notar que os estoques de etanol estão no seu maior nível para o período das últimas quatro safras.

Estados
Entre os dias 11 e 17 de fevereiro, o preço do biocombustível nos postos aumentou em 17 estados, recuou em oito e no Distrito Federal e se manteve no Amapá, enquanto o combustível fóssil teve seu preço valorizado em 11 estados, recuou em outros 13 e no Distrito Federal, e se manteve no Rio Grande do Sul e no Amapá.

Com essa diferença nas variações, o biocombustível permanece desvantajoso em quase todos os estados brasileiros.

As exceções seguem sendo Mato Grosso e Goiás, os únicos estados onde os valores médios do etanol hidratado ainda são vantajosos nos postos, pela sexta vez consecutiva.
Gráficos avançados e filtros interativos sobre o comportamento dos preços estão disponíveis aqui (exclusivo assinantes).

O evolutivo dos preços de todos os estados desde 2001 pode ser acessado aqui.

São Paulo
No maior estado produtor e consumidor de etanol do país, na semana de 11 a 17 de fevereiro, o indicador que mede a relação entre os valores dos combustíveis nas bombas se manteve em 72%. O valor desse período é o maior desde março de 2017, quando chegou a 72,6%.
Isso se deve ao fato de que o aumento no valor de ambos os combustíveis foi bastante similar. Enquanto o etanol passou de R$ 2,884/l para R$ 2,892/l na última semana, um aumento de 0,27%, o valor da gasolina subiu apenas 0,25%, saindo de R$ 4,004/l para R$ 4,014/l.

Mato Grosso
No estado onde o etanol hidratado segue sendo o mais competitivo, o biocombustível foi vendido em média por 60,6% do preço da gasolina, o que indica uma piora na sua competitividade, já que a relação era de 60,5% na semana anterior.
O preço médio de ambos os combustíveis diminuiu na última semana, porém a redução do valor da gasolina foi maior, culminando na perda de competitividade do etanol. Enquanto seu valor passou de R$ 2,566/l para R$ 2,565/l, uma redução de 0,03%, o preço da gasolina passou de R$ 4,243/l para R$ 4,230/l, que corresponde à redução de 0,3%.
Goiás
Já nos postos goianos, a competitividade do etanol diminuiu, com seu preço correspondendo a 67,4% do preço da gasolina, mantendo uma relação vantajosa para os consumidores.
Essa perda de competitividade se deve à maior redução no valor médio da gasolina do que do etanol. Enquanto o preço do biocombustível diminuiu apenas 0,40%, saindo de R$ 2,954/l no período anterior para R$ 2,942/l neste, o da gasolina diminuiu 0,88%, passando de R$ 4,407/l para R$ 4,368/l na última semana.

Os preços do etanol e da gasolina por região, estado ou cidade desde 2001 estão disponíveis na planilha interativa (exclusivo para assinantes).

Usinas
Nas usinas, o preço do biocombustível voltou a aumentar, quebrando a tendência das últimas análises. O Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado no estado de São Paulo mostra que sua cotação aumentou 1,05% em relação à semana anterior, após três semanas consecutivas de diminuições, acumulando uma alta de 25,7% nas últimas 22 análises.

Já em Mato Grosso, a alta na cotação do etanol hidratado se mantêm e dura 16 semanas. Na última semana, a elevação do preço foi de 0,35%, número menor do que o da análise anterior. No período acumulado, a valorização é de 18,25%.

Em Goiás, por sua vez, a cotação do etanol nas usinas quebrou a tendência de diminuições das últimas análises e apresentou um aumento de 0,44% nos preços. O acumulado nas últimas 24 semanas é de 27,5%.