Presidente garante que CPMF não voltará na reforma

Por uma verdadeira reforma tributária
21/07/2019
Multa do FGTS é cláusula pétrea e não pode ser extinta, dizem advogados
22/07/2019

Fonte: Globo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) não voltará e que impostos não serão criados na proposta de reforma tributária que o governo quer encaminhar ao Congresso.
— Não criaremos nenhum novo imposto — afirmou Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas de agências internacionais, acrescentado ainda:
— CPMF de volta, não! A proposta de reforma tributária que está em estudo pela equipe econômica prevê a criação de uma contribuição sobre todas as movimentações financeiras que substituiria a contribuição previdenciária que incide sobre a folha de pagamentos. Ela seria uma forma de aliviar os custos dos empregadores e estimular a contratação formal de trabalhadores. Defensor desse sistema, o secretário da Receita, Marcos Cintra, refuta a comparação entre esse tributo e a CPMF. Ele argumenta que o antigo imposto do cheque aumentaria a carga tributária, enquanto a nova contribuição apenas substituiria uma outra. Bolsonaro também criticou ontem a reforma tributária que já começou a tramitar na Câmara dos Deputados, que prevê a unificação de diversos impostos federais, estaduais e municipais.
— O que está tramitando lá é do Parlamento, não é nosso. Queremos fazer reforma tributária e mexer com impostos federais apenas — afirmou ele. — Ao longo dos meus 28 anos na Câmara, quando se quis fazer uma reforma tributária com União, estados e municípios, não deu certo. Em outro evento ontem, Bolsonaro voltou ao assunto e disse que vai pedir à equipe econômica que elabore uma reforma tributária em que a carga de impostos seja reduzida:
—Vamos ter queda ruma sinalização de que, acada ano, se reduza a carga tributária. Nem que seja 0,00001%.