Revendedores protestam na Grande BH contra sucessivos aumentos do gás de cozinha

Debatedores defendem medidas para proteger frentistas e motoristas contra gases tóxicos da gasolina
08/11/2017
BR Distribuidora testa avaliação de R$ 22 bi
08/11/2017

Fonte: Portal G1

Revendedores de gás de cozinha fizeram um protesto na terça-feira (07) em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. Eles reclamam da política de preços do governo federal para os derivados de petróleo e que os aumentos estão espantando os consumidores.
Em uma revendedora o botijão de 13 kg da marca mais barata está saindo a R$ 65. No início do ano, esse mesmo botijão custava R$ 10 a menos. De acordo com o proprietário Wilson Santos, as vendas caíram em média de 5%.
O último reajuste, de 4,5%, autorizado pela Petrobras, passou a valer no domingo. De junho até agora, foram seis aumentos. Em média, o gás ficou R$ 20 mais caro neste ano.

O ato saiu de Contagem. Caminhões de entrega e carros seguiram pela Avenida Amazonas até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde os revendedores entregaram um manifesto aos deputados.
Segundo o sindicato que representa o setor, os reajustes sucessivos contribuíram para o aumento da ilegalidade. Por isso, os manifestantes também entregaram aos deputados uma proposta de projeto de lei prevendo um controle mais rigoroso na venda e na entrega do gás.
A proposta dos revendedores de gás será encaminhada para a análise da consultoria técnica do legislativo, segundo informou a assessoria da Assembleia.
A Petrobras disse que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado e que o ajuste feito na refinaria pode ou não se refletir nos preços, pois isso depende dos repasses feitos pelas distribuidoras e revendedores.