RS: Misturas de gasolina e diesel são flexibilizadas

Venda de petróleo pelo governo pode bater R$ 15 bilhões em 2025
07/05/2024
Preço do gás natural precisa cair mais da metade para viabilizar metanol, estima EPE
07/05/2024

Valor Econômico

Medida vale por 30 dias para combustíveis comercializados nos postos do Rio Grande do Sul

O governo federal decidiu flexibilizar, por 30 dias, o teor de mistura do óleo diesel e da gasolina que são comercializados nos postos de combustíveis do Rio Grande do Sul.

A decisão foi tomada para garantir abastecimento de combustível no Estado em meio aos efeitos das fortes enchentes que atingem a região desde a semana passada, com mais de 1 milhão de pessoas afetadas e 85 mortes, além de mais de 300 cidades em calamidade pública. A medida, de caráter temporário, foi tomada pelo comitê de crise criado pelas autoridades federais para dar respostas emergências à situação.

Com a decisão, a gasolina Tipo C terá o teor obrigatório de etanol anidro reduzido dos atuais 27,5% para 21%. Já o óleo diesel, que atualmente, tem o teor de 14% de biodiesel (B14), terá a mistura flexibilizada para 2% (B2) no tipo S10 e 0% (B0) no tipo S500.
O setor produtivo de biodiesel já avisou o Ministério da Agricultura sobre problemas na cadeia no Rio Grande do Sul. Há restrições para a chegada de soja para esmagamento nas usinas e de saída do biocombustível já processado.

A situação também pode gerar falta de farelo de soja, co-produto obtido no processamento para produção do biodiesel, informaram representantes de empresas gaúchas ao secretário de Política Agrícola, Neri Geller, nesta segunda-feira (6).