Segmento empresarial baiano se revelou menos pessimista em fevereiro

Alta do anidro não compensa fim de benefício fiscal no país
06/04/2017
Governo propõe regras de conteúdo local para 14ª rodada de licitações de petróleo
07/04/2017

SEI BA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em fevereiro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O ICEB marcou -182 pontos em fevereiro, melhora de nove pontos em relação ao de janeiro (-191 pontos). O indicador avançou, assim, pelo segundo mês seguido. Trata-se do menor nível de pessimismo desde novembro de 2016 (-165 pontos). Apesar do progresso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando seis meses seguidos nessa região.

A melhora do nível de confiança, captada na passagem de janeiro a fevereiro, evidenciou a recuperação nos indicadores de três dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de -151 para -123 pontos), Indústria (de -188 para -114 pontos) e Comércio (de -205 para -201 pontos). O setor de Serviços (de -195 para -211 pontos), portanto, foi o único a ampliar o pessimismo.

A Agropecuária, apesar do avanço da confiança, deixou o posto de segmento menos pessimista em fevereiro. Com o maior recuo do pessimismo entre os setores, a Indústria assumiu o posto de atividade menos pessimista. O setor de Serviços, por sua vez, exibiu o único retrocesso na confiança no mês, o que contribuiu para que retornasse ao posto de atividade mais pessimista. E o setor de Comércio, com avanço na confiança após dois recuos consecutivos, deixou de exibir o maior nível de pessimismo entre os segmentos.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Juros e Câmbio apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de fevereiro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.