Sindicombustíveis Bahia manifesta preocupação com obrigatoriedade da redução do diesel

Senado aprova projeto que autoriza venda direta de etanol para postos
20/06/2018
Copa do Mundo: funcionamento do Sindicombustíveis Bahia é alterado nos dias dos jogos da Seleção Brasileira
20/06/2018

Fonte: Jornal Grande Bahia

Política de preços controlados do Governo Temer provoca distorções nas relações de mercado.
O Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia) está preocupado com a obrigatoriedade do repasse da redução no valor do diesel de R$ 0,46, imposto pelo Governo Federal aos postos revendedores.

Segundo pesquisa da Agência Nacional de Petróleo – ANP, o preço médio do diesel, na semana de 21 a 25 de maio de 2018, em comparação ao preço médio entre 11 a 15 de junho, na Bahia, diminuiu, nas distribuidoras de combustíveis, apenas R$ 0,25 no diesel S10, enquanto os postos reduziram, em média, R$ 0,32. Já o diesel S500, teve uma redução média, nos postos, de R$ 0,30 e, nas distribuidoras, de, apenas, R$ 0,18.

O cenário dos preços praticados pelas distribuidoras aos postos revendedores de combustíveis, aliado ao fato de o Governo da Bahia não ter reduzido a carga tributária destes produtos, aponta para uma dificuldade de a revenda de diesel baiana adequar-se ao pretendido pelo Governo Federal.
É fato que os postos que receberam os descontos repassaram a redução na sua totalidade ou até mais, principalmente postos localizados nas rodovias baianas, que são os que atendem de forma intensa aos caminhoneiros.

Considerando que as distribuidoras não estão sofrendo nenhum tipo de controle ou fiscalização por parte dos órgãos governamentais, o objetivo das medidas do Governo Federal, de redução de preço de diesel na refinaria e a redução dos impostos, só será possível de ser concretizado se as distribuidoras e Governo Estadual contribuírem de forma decisiva para que o repasse pretendido chegue às bombas.