Valor da gasolina sobe em 14 Estados e DF; preço médio cai 0,18%, diz ANP

Situação só piorou, dizem caminhoneiros um ano após greve que paralisou o País
21/05/2019
Valor do etanol cai em 17 Estados e no DF; preço médio recua 1,80%, diz ANP
21/05/2019

Fonte: Estadão

Em SP, maior consumidor do País, o litro da gasolina caiu 0,47%, de R$ 4,287 para R$ 4,267, em média
O valor médio da gasolina vendido nos postos brasileiros avançou em 14 Estados brasileiros e no Distrito Federal na semana passada, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas. Houve recuo em outros 12 Estados.
Na média nacional, no entanto, o preço médio recuou 0,18% na semana passada sobre a anterior, de R$ 4,566 para R$ 4,558.
Em São Paulo, maior consumidor do País e com mais postos pesquisados, o litro da gasolina caiu 0,47%, de R$ 4,287 para R$ 4,267, em média.
No Rio de Janeiro, o combustível subiu 0,14%, de R$ 4,997 para R$ 5,004, em média.
Fonte: Valor Online
Naufrágio pode atrasar projeto da Petrobras
A Petrobras ainda está contabilizando o prejuízo causado pelo naufrágio parcial de dois módulos da plataforma P-71, ocorrido no fim de semana, no litoral de Santa Catarina. Segundo fonte da indústria naval, se confirmada a perda total dos equipamentos, a estatal pode sofrer um atraso de pelo menos um ano no cronograma da plataforma e registrar perdas bilionárias na geração de caixa.
Doze meses é o tempo mínimo necessário para uma nova construção dos módulos no mercado, de acordo com a fonte, se os módulos tiverem de ser contratados novamente do zero. A fonte explica que a tendência é que a estatal seja ressarcida pela seguradora contra os danos aos módulos, avaliados em cerca de US$ 150 milhões, mas que geralmente não há ressarcimentos contra as perdas de geração de caixa causadas pelo atraso na entrada em operação das plataformas.
Com o preço do barril do petróleo acima dos US$ 70 nos próximos anos, segundo as estimativas do plano de negócios da Petrobras, as perdas da estatal com um atraso de um ano podem superar US$ 3,8 bilhões, considerando-se a operação da embarcação a plena capacidade - de 150 mil barris/dia.
Os dois módulos de geração de energia da P-71 estavam sendo transportados por uma balsa da empresa Locar, que naufragou parcialmente na noite de sábado enquanto estava sendo rebocada de Itajaí (SC). Os equipamentos foram construídos pelo consórcio MGT (DM Construtora e TKK Engenharia) e tinham como destino o estaleiro Jurong, em Aracruz (ES), onde estão sendo feitas as obras de integração dos módulos da plataforma.
A P-71 é uma das oito plataformas replicantes (montadas de forma repetida, seguindo o mesmo projeto) contratadas pela Petrobras na indústria local.
Procurada, a Petrobras não respondeu, até o fechamento da edição, aos questionamentos sobre o estado dos módulos e sobre as perdas com o naufrágio.