ANP: Preço do etanol supera os de um ano atrás da gasolina em 16 Estados e no DF

Etanol/Cepea: Cotações dos etanóis caem com mais intensidade
23/03/2021
ANP: Gasolina está mais competitiva que o etanol em todos os estados do Brasil
23/03/2021

Valor Econômico

Os preços do etanol hidratado (que abastece diretamente os tanques) continuaram subindo de forma generalizada nas bombas na semana passada e já ultrapassam os preços da gasolina registrados um ano atrás em 16 Estados e no Distrito Federal, de acordo com dados do último levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Na semana encerrada dia 20, o etanol subiu em 25 Estados e no Distrito Federal e só caiu marginalmente em Minas Gerais. Com as altas, o biocombustível perdeu vantagem econômica em relação à gasolina em todas as unidades federativas. Em Mato Grosso, onde o etanol ainda estava dentro da paridade na semana passada, o preço nas bombas subiu 7,41% na semana, para R$ 4,159 o litro, elevando a correlação com a gasolina de 70% para 74%.
Em São Paulo, principal polo de consumo do país, o litro do etanol subiu 0,81%, para R$ 3,981, o equivalente a 75% do preço da gasolina. Já em Minas Gerais, segundo maior polo de consumo, a leve queda do etanol nas bombas não reverteu a perda de competitividade — o preço do biocombustível ficou em R$ 4,219 o litro, o equivalente a 73% do valor do combustível fóssil.
A maior parte dos Estados onde o etanol é, hoje, mais caro do que a gasolina de um ano atrás fica nas regiões no Norte, Nordeste e Sul. Em Pernambuco, o litro do etanol vendido nas bombas na semana passada estava em R$ 4,447, enquanto o preço da gasolina na mesma semana do ano passado estava em R$ 4,355 o litro. No Distrito Federal, o etanol estava R$ 4,691 o litro na semana passada – e a gasolina, há um ano, custava R$ 4,332 o litro.