Bolsonaro diz que reajuste de 39% no gás é ‘inadmissível

Bolsonaro diz que ‘não vai interferir,’ mas que pode mudar política de preços da Petrobras
08/04/2021
Preço do diesel avança 16,80% no primeiro trimestre do ano
08/04/2021
Mostrar tudo

Folha de S. Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou de “inadmissível” o aumento de 39% no preço de venda do gás natural para as distribuidoras anunciado pela Petrobras na segunda-feira (5 ).

“Que contratos são esses? Que acordos foram esses? Foram feitos pensando no Brasil? […] Não vou interferir. A imprensa vai dizer o contrário, mas podemos mudar essa politíca de preço lá [na Petrobras] “, afirmou.

O discurso ocorreu nesta quarta-feira (7) durante aposse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, o general João Francisco Ferreira, no lugar do também general Joaquim Silva e Lima, que segue para a presidência da Petrobras. O evento ocorreu em Foz do Iguaçu (PR).

As declarações de Bolsonaro colab oraram para uma virada no dólar, que se desvalorizavanesta quarta e fechou em alta de alta de 0,8%, a R$ 5,6460. As falas rememoram temores de intervenção na Petrobras, que em fevereiro teve seu presidente demitido, o que causou expressiva reação negativa nos mercados.

Ao questionar o aumento do preço do gás, Bolsonaro defendeuatrocano comando da estatal, criticando os ataques que recebeu pela mudança repentina, o que abalou o mercado na ocasião. Ele ressaltou que a medida busca maior transparência e previsibilidade nos preços dos combustíveis.

“O que nós queremos é transparência. Vocês têm que saber quanto o governo federal arrecada de imposto em cada combustível e quanto os governadores ar- recadam nos mesmos combustíveis. Isso é pedir muito? A previsibilidade é para vocês, consumidores.”

Ao lado do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), o presidente defendeu a provação do projeto de lei que muda a forma de cobrança do ICMS (imposto estadual) sobre combustíveis. Segundo ele, o objetivo é dar previsibilidade de preços.

A ideia é definir um valor fixo por litro, e não mais sobre a média de preços dasbombas. O texto ainda estabelece que a cobrança será feita diretamente nas refinarias, e não nos postos de gasolina.

“O que queremos com isso? Cumprir uma emenda constimcional de 2001, que diz do valor do ICMS em todo o Brasil. Do ICMS da gasolina, do álcool, do diesel, do gás. […] Estou pedindo algo de anormal ou interferindo em uma estatal? Ou estou querendo transparência?”

Ferreira é o 13o diretor-geral brasileiro dabinacional e o quarto militar a comandar a hidrelétrica. O primeiro foi o general José Costa Cavalcanti (1974-1985), o segundo, o coronel Ney Aminthas de BarrosBraga (1985-1990), e o general joaquim Silva e Luna (2019-2021), último em atividade e que ficou por mais de dois anos no cargo.

Essa foi a sexta passagem de Bolsonaro pela cidade da tríplice fronteira desde que assumiu a Presidência. Mais cedo, ele participou dainauguração da ampliação danova pista do aeroporto internacional de Foz do Iguaçu, um dos 22 terminais do país leiloados pela manhã por R$ 3,3 bilhões, passando a administração para a iniciativa privada pelo prazo de 30 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *