CNPE oficializa redução da mistura de biodiesel

Em aceno a caminhoneiros, governo reduz de 13% para 10% a adição de biodiesel ao óleo diesel
14/04/2021
É hoje! Live sobre o mercado do diesel. Participe!
14/04/2021
Mostrar tudo

Epbr

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou nesta terça (13) a Resolução n° 04/2021 que estabelece a redução da mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de 13% (B13) para 10% (B10) “como de interesse da Política Energética Nacional”. Veja a íntegra mais abaixo

A redução é válida para o 79º Leilão de Biodiesel, realizado para abastecer o mercado nos meses de maio e junho.

O governo já havia anunciado na sexta (9) que a mistura obrigatória do biocombustível voltaria para o B10, em meio à escalada de preços do produto, que é influenciado pelo óleo de soja — sua principal matéria-prima.

O Leilão, promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), estava interrompido desde o início da semana passada. Ontem, a ANP anunciou a retomada do certame, condicionando a homologação do resultado à publicação da resolução do CNPE.

Histórico:

Suspensão do leilão de biodiesel reacende discussão sobre preço;

Governo vai reduzir mistura de biodiesel para maio e junho;

Governo confirma redução da mistura de biodiesel para 10%;

ANP publica aviso de reinício do leilão de biodiesel com redução para B10;

Em entrevista à epbr nesta terça — antes da publicação da resolução do CNPE–, o presidente da Ubrabio (associação do setor de biodiesel), Juan Diego Ferrés, criticou a decisão.

Para Ferrés, o mandato de biodiesel tem o papel de garantir uma trajetória de sustentabilidade e não de regular preço.

“Se nós formos considerar a mistura obrigatória [de biodiesel] como um regulador de preço — se o preço do biodiesel aumenta, diminui a mistura, e se o preço cai, aumenta a mistura — é a negação total da política de sustentabilidade do mandato de mistura. A mistura obrigatória vem para garantir uma trajetória de sustentabilidade, de preservação do clima. O país assumiu que faria isso no Acordo de Paris e isso não está sendo cumprido. Mas também nem enxergo que seja cumprido, se alguém enxerga o biodiesel como regulador de preço”, comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *