Com leva alta, confiança do empresariado baiano susta trajetória descendente em abril

Regras para liberar venda direta de etanol devem ser publicadas na próxima semana, diz ministro
29/04/2021
RenovaBio busca reduzir uso do petróleo
30/04/2021

SEI BA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em abril, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com este aumento, o primeiro após três quedas mensais consecutivas, o pessimismo recuou ligeiramente e a confiança empresarial interrompeu a trajetória de decrescimento iniciada em janeiro passado.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -275 pontos, revelando-se negativo pela 14ª vez consecutiva. Mesmo com a alta mais recente, a confiança do empresariado local permaneceu na zona de Pessimismo pela segunda vez em sequência.

O resultado do mês de abril indicou uma alta de confiança da ordem de 12 pontos em relação ao observado em março (-287 pontos) – configurando-se mais como uma acomodação em patamar baixo, após queda acentuada, do que um avanço significativo propriamente dito. Num comparativo com o registrado um ano antes (-549 pontos), a melhora no indicador foi de 274 pontos.

O avanço no nível de confiança de março a abril não aconteceu de forma generalizada, visto que repercutiu o progresso nos indicadores de três das quatro atividades. No comparativo com o mesmo mês do ano antecedente, por outro lado, todos os setores analisados apresentaram expansão da confiança.

Do conjunto avaliado, os itens juros, situação financeira e abertura de unidades apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, as variáveis PIB nacional, exportação e vendas foram aquelas com as melhores expectativas do empresariado baiano.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de abril pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.