Confiança do empresariado baiano sustenta trajetória ascendente em novembro

Tributação dos CBios ainda gera dúvidas e pode ser judicializada
26/11/2020
Preços do petróleo batem máxima de 8 meses com dados de estoque nos EUA
26/11/2020

SEI BA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em novembro, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com este avanço, o sexto após quatro retrocessos mensais consecutivos, o pessimismo diminuiu mais uma vez e a confiança empresarial manteve a trajetória de recuperação iniciada em junho.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -153 pontos, revelando-se negativo pela nona vez consecutiva. A confiança do empresariado local, assim, manteve-se na zona de Pessimismo Moderado. O resultado em novembro representou uma alta de 31 pontos em relação ao registrado em outubro (-184 pontos). No entanto, num comparativo com o registrado um ano antes (-3 pontos), ocorreu uma piora de 150 pontos. Desde janeiro, a confiança acumula uma queda de 222 pontos.

A melhora no nível de confiança de outubro a novembro evidenciou o avanço nos indicadores de três das quatro atividades: Agropecuária, Indústria e Comércio. Apenas o setor de Serviços não apontou alta de um mês ao outro. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, por outro lado, todas apresentaram recuo.

Do conjunto de itens avaliados, PIB estadual, crédito e PIB nacional apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, capacidade produtiva, vendas e exportação foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de novembro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.