EXCLUSIVO: SALVADOR JÁ ATINGIU O PICO E ESTÁ REDUZINDO O NÚMERO DE CASOS E DE MORTES POR COVID, MOSTRA MODELO

Termina este mês prazo de entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras
23/06/2020
Cade e BC barram acordo que prevê pagamentos via WhatsApp
24/06/2020
Mostrar tudo

Fonte: Bahia Econômica

Salvador registrou pela primeira vez desde o início da pandemia uma queda de número de casos e de mortes por semana espidemiológica, indicando que pode ter alcançado o pico da pandemia e começa a entrar na fase de estabilização. Isso aconteceu na semana passada, entre 12/06 e 18/06, a 14ª semana epidemiológica que registrou uma queda de 35% nos casos e de 30% nas mortes em relação a semana anterior.

Trabalhando com a média móvel semanal para eliminar os desvios dos registros diários pode-se verificar que o número de casos caiu na 14ª semana de 4961 para 3222, e o número de mortes de 172 para 120. Isso não quer dizer que a cidade já está na curva descendente ou no platô, pois para isso seria preciso que os dados se repetissem pelo menos na 15ª semana e na 16ª semana, mas estão de acordo om o Modelo do Departamento de Estatística da UFMG (atualizado até 17/06/2020) que indica que o pico dos casos em Salvador ocorreria entre 12 de junho e 06 de julho. O Prefeito ACM Neto confirmou no final da manhã que Salvador pode estar entrando no platô de casos. Veja aqui.
Nas planilhas elaboradas como exclusividade para o Bahia Econômica, pelo especialista Paulo Reis, pode-se verificar também que a taxa de letalidade em Salvador apresenta uma discreta redução e a taxa de mortalidade de novos casos está caindo. A taxa de mortalidade de novos casos que atingiu o pico na 13ª semana caiu de 6% para 4,2% na 14ª semana. Naturalmente, outros dados necessitam ser avaliados, inclusive a taxa de contágio, mas os dados parecem indicar que a pandemia pode estar arrefecendo em Salvador. A base dos dados utilizou dados da Sesab-Ba e um modelo que pode ser acessado aqui.

Veja todos os gráficos: https://bahiaeconomica.com.br/wp/2020/06/22/exclusivo-salvador-ja-atingiu-o-pico-e-esta-reduzindo-o-numero-de-casos-e-de-mortes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *