Leve alta mantém trilha de recuperação da confiança do empresariado baiano em junho

Sindicato repudia aumento no preço de combustíveis: ‘desrespeitoso’
08/07/2021
Petróleo volta a avançar, com ajuda do câmbio, mas sem grande impulso
09/07/2021

SEI BAHIA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em junho, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com este aumento, o terceiro após três quedas mensais consecutivas, o pessimismo recuou novamente e a confiança empresarial se manteve na trilha de recuperação.

Conforme Luiz Lobo, integrante técnico da SEI, “as três altas sucessivas recentes da confiança do empresariado baiano ainda não foram suficientes para suplantar a perda observada ao longo do primeiro trimestre deste ano, com o indicador estacionando em um nível ainda abaixo do alcançado ao final do ano passado”.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -210 pontos, revelando-se negativo pela 16ª vez consecutiva. Mesmo com a alta mais recente, a confiança do empresariado local permaneceu na zona de PessimismoModerado.

O resultado do mês de junho indicou uma alta de confiança da ordem de 7 pontos em relação ao observado em maio (-217 pontos), representando mais uma acomodação do que um avanço propriamente dito. Num comparativo com o registrado um ano antes (-451 pontos), a melhora no indicador foi de 241 pontos.

O avanço no nível de confiança de maio a junho não aconteceu de forma generalizada, visto que repercutiu o progresso nos indicadores de três das quatro atividades – Agropecuária, Indústria e Comércio (exceto Serviços, portanto). No comparativo com o mesmo mês do ano antecedente, por outro lado, todos os setores analisados apresentaram expansão da confiança.

Do conjunto avaliado, os itens juros, situação financeira e abertura de unidades apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, as variáveis PIB nacional, exportação e câmbio foram aquelas com as melhores expectativas do empresariado baiano.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de junho pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.