Petrobras fecha acordo para assumir fatia da BP em blocos na costa do Amapá

Petrobras reajusta preço do gás natural em mais de 30%
05/04/2021
Sindilub promove live sobre exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS /COFINS
06/04/2021

Reuters

A Petrobras (PETR4) assinou acordo com a britânica BP visando assumir a integralidade das participações da empresa em seis blocos exploratórios de petróleo e gás em águas ultraprofundas no norte do Brasil, a cerca de 120 quilômetros do Amapá.

A operação, anunciada nesta terça-feira, vem após a estatal brasileira ter chegado a entendimentos também com outra sócia na maior parte desses ativos, a francesa Total, disse a Petrobras em comunicado.

“O acordo com a BP permitirá que a Petrobras detenha 100% de participação nesses seis blocos. A concretização da operação está sujeita ainda às aprovações dos órgãos reguladores”, afirmou.

Os seis blocos envolvidos no negócio foram adquiridos em consórcios na 11ª Rodada de Licitação da ANP, em 2013.

A Petrobras detinha 30% em cada bloco. Em cinco deles, a Total detém 40% e a BP 30%. Em um dos blocos, a participação da BP era de 70%.

A Petrobras acrescentou ainda que seu acordo com a Total para assumir a fatia da empresa nos ativos está sujeito à deliberação da ANP.