Renault aposta em veículos comerciais a hidrogênio

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Estradão

A Hyvia, joint venture da Renault com a Plug Power, foi criada para produzir e distribuir tecnologias de veículos a hidrogênio. Segundo o grupo francês, a nova empresa vai ser lançada até o fim de 2021.

O objetivo será oferecer hidrogênio para veículos. Bem como a estrutura de recarga em toda a Europa. Segundo a Renault, por ora a empresa terá quatro unidades operacionais na França.

Porém, até o fim de 2021 a empresa promete montar células a combustível na fábrica de Flins, em Aubergenville. Ou seja, cerca de 50 km de distância de Paris. Assim como postos de recarga de hidrogênio.
Modelos Renault Hyvia para passageiros

De mesmo modo, a Hyvia lançará três veículos comerciais. Todos são baseados em modelos da Renault e movidos a célula a combustível.

Nesse sentido, a empresa deve apresentar a Master H2-TECH. Ou seja, um furgão com 12 m³ de volume útil. Segundo a Hyvia, a a autonomia será de até 500 km.

Além disso, a marca informa que lançará a Master H2-TECH com capacidade de 19 m³. Porém, o chassi-cabine vai ter autonomia de até 250 km.
Autonomia varia conforme a versão

Já a Master Citybus H2-TECH será para o transporte de passageiros. Portanto, trata-se de um micro-ônibus urbano para até 15 pessoas. Segundo a empresa, nesse caso a autonomia é de até 300 km.

Portanto, os veículos utilizam a chamada arquitetura “Dual Power”. Ou seja, elétrica a hidrogênio.

Nesse sentido, os utilitários têm baterias de 33 kWh. Bem como célula a combustível de 30 kW. Além de tanques com capacidade de 3 a 7 kg de hidrogênio, conforme a versão.
Serviços exclusivos

Segundo os executivos da Hyvia, haverá serviços de manutenção e financiamento exclusivos. Por exemplo, um sistema de leasing para compra dos postos de recarga.

Bem como dos veículos. Seja como for, a manutenção poderá ser feita na rede de concessionárias Renault.

“A Hyvia oferece soluções de mobilidade completas e integradas”, diz o presidente da Hyvia, David Holderbach. Segundo ele, a companhia terá produção, armazenagem e distribuição de hidrogênio “para uma ampla diversidade de veículos comerciais leves.”

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