Suposto cartel de distribuidoras de combustíveis será tema de debate na terça

Seminário da ANP irá debater desempenho do mercado de combustíveis em 2020
01/04/2021
Preço do etanol reage nas usinas e nas distribuidoras após tombos consecutivos
01/04/2021

Money Times

Por Agência Senado – O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto de Souza, e o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Rodolfo Henrique de Saboia, vão participar de audiência pública remota sobre um suposto cartel de distribuidoras de combustíveis que dominam esse mercado. A reunião, promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, será realizada na terça-feira (6), a partir das 9h.

O debate foi solicitado pelo presidente da CAE, senador Otto Alencar (PSD-BA). Ele argumenta que o sistema de distribuição no qual o combustível passa obrigatoriamente por uma empresa distribuidora antes de chegar às revendedoras, sem possibilidade de venda direta entre as refinarias e os postos, prejudica os consumidores e impede soluções que diminuam o valor final do combustível.

Para o senador, “o mercado está privilegiando esse segmento econômico, e faz-se necessário alterar essa dinâmica e ampliar a concorrência”.