Apesar de subir nos postos, etanol segue competitivo

Consumo de etanol estimula investimentos
20/08/2019
Etanol sobe em 14 Estados e no DF, diz ANP; preço médio avança 0,71% no País
20/08/2019

Fonte: Valor Econômico

Os preços do etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) estão subindo nos postos da maior parte dos Estados há pelo menos um mês, mas mesmo assim o biocombustível mantém a competitividade em relação à gasolina em cinco grandes Estados consumidores.

Na semana encerrada no dia 17, o hidratado subiu nos postos de 14 Estados e do Distrito Federal e só caiu em dez Estados, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em quatro semanas, o etanol acumulou alta em 14 Estados e registrou queda em outros 11 e no Distrito Federal. Já a gasolina caiu em 17 Estados nessas quatro semanas e só subiu em oito Estados e no DF.

Nesse cenário, a diferença entre os preços do etanol para os do combustível fóssil continua elevada em grandes centros consumidores. Nos postos de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Paraná, o biocombustível segue vendido com preços abaixo de 70% dos valores cobrados pela gasolina.

O etanol é considerado economicamente mais vantajoso para a média da frota flex brasileira quando seu preço está abaixo de 70% do valor da gasolina.

A relação mais vantajosa continua sendo observada em Mato Grosso, onde o etanol, em média, ficou em 56,7% da gasolina, em R$ 2,526 o litro. Em São Paulo, maior polo consumidor, a relação ficou em 64,3% na semana passada, com o litro do etanol a R$ 2,624.