Governo quer acabar com preferência da Petrobras no pré-sal

Sindicombustíveis Bahia realiza nesta sexta-feira o Encontro de Vitória da Conquista
13/09/2019
Ale vai investir R$ 167 milhões no país em 2019
14/09/2019

Fonte: O Globo

O governo pretende flexibilizar o regime de exploração do pré-sal, permitindo que blocos nestas áreas possam ser leiloados no modelo de concessão – no qual a empresa se torna dona do petróleo, mas assume o risco da atividade, e o vencedor da disputa é quem oferece o maior lance.
A mudança tem potencial de aumentar a arrecadação federal no curto prazo, o que permitiria a melhora das contas públicas em um momento de escassez de recursos.
Para isso, o governo decidiu apoiar o projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que altera a lei do pré-sal e acaba com o direito de preferência da Petrobras na seleção dos blocos. O objetivo é aprovar a proposta ainda este ano.