Pessimismo no meio empresarial baiano interrompe processo de queda em abril

Shell planeja sair do sexto para o segundo lugar em lubrificantes
09/05/2017
Petrobras não negocia venda da refinaria de Pasadena, diz fonte
09/05/2017

Fonte: SEI BA
O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em abril, um quadro de maior pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O ICEB marcou -151 pontos em abril, piora de 28 pontos em relação ao de março (-123 pontos). O indicador recuou após três meses seguidos de avanço. Ainda assim, trata-se do segundo menor nível de pessimismo desde março dos últimos 37 meses. Apesar do retrocesso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando oito meses seguidos nessa região.

A piora do nível de confiança, captada na passagem de março a abril, evidenciou a deterioração nos indicadores de dois dos quatro grupamentos de atividades: Indústria (de -29 para -136 pontos) e Serviços (de -133 para -160 pontos). Os setores de Agropecuária (de -127 a -95 pontos) e Comércio (de -220 para -169 pontos), portanto, foram aqueles que reduziram o pessimismo.

A Agropecuária, após avanço em seu indicador de confiança, reassumiu o posto de atividade menos pessimista no mês. Com o maior aumento do pessimismo entre os setores, a Indústria deixou o posto de atividade menos pessimista. O setor de Serviços volta a revelart recuo, após avanço registrado no mês anterior. E o setor de Comércio, mesmo diante do maior progresso na confiança entre as atividades, permaneceu com o maior nível de pessimismo entre os segmentos.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Nacional e PIB Estadual foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Juros e Exportação apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de abril pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.