Petrobras mantém o preço de gasolina pelo 4º dia consecutivo

Brasil tem deflação de 0,21% em novembro, menor nível para o mês em 24 anos
07/12/2018

Fonte: Valor Econômico

A Petrobras manteve inalterado preço da gasolina nas refinarias pela quarta vez consecutiva. Com isso, o preço do litro do produto se manterá em R$ 1,5339 entre esta quinta-feira (6) e amanhã (7). Na sexta-feira da semana passada (30), a empresa elevou em 2,21% preço do combustível.

Em março deste ano, a empresa mudou sua forma de anunciar os reajustes, e passou a divulgar preços do litro da gasolina e do diesel vendidos pela companhia nas refinarias — e não mais os percentuais.

Quanto ao diesel, a Petrobras informou na semana passada redução de 15,3% do preço médio praticado pela companhia em suas refinarias e terminais, para R$ 1,7984 o litro. O reajuste será válido até 15 de dezembro e corresponde ao quinto período da 3ª fase do Programa de Subvenção ao Preço do Diesel.

A mudança segue a metodologia estabelecida na resolução nº 743 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de 27/08/18. A companhia informou que continuará a análise econômica do programa de subvenção para o período subsequente.

O programa de subvenção ao diesel foi criado pelo governo após a greve dos caminhoneiros, no fim de maio. Uma das principais reivindicações da categoria era redução no preço do combustível.

A Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho do ano passado. Pela nova metodologia, os reajustes acontecem com maior periodicidade, inclusive diariamente.

Desde o início da nova metodologia, o preço da gasolina nas refinarias acumula alta de 16,92% e, o do diesel, valorização de 32,65%.