Preços da gasolina, etanol e diesel renovam novas máximas nos postos do Brasil

SAJ – Seminário discute desafios para empresários após a Reforma Trabalhista
02/02/2018
Em sete meses, Petrobras já alterou 144 vezes o preço da gasolina
03/02/2018
Mostrar tudo

Fonte: Reuters

Os preços médios de gasolina, etanol e diesel renovaram máximas nominais nos postos do Brasil nesta semana, mantendo uma tendência vista neste início do ano, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os valores da gasolina subiram 0,55 por cento ante a semana anterior, para uma média nacional de 4,221 reais por litro; os do diesel avançaram 0,4 por cento, para 3,395 reais por litro; enquanto os do etanol avançaram 0,7 por cento, para 3,023 reais por litro, informou a ANP na sexta-feira.
Os valores recordes nominais foram apurados com base em série histórica da ANP, que não leva em conta a inflação.

Os preços mais altos no país seguem as cotações do petróleo e também decorrem de um aumento de tributos dos combustíveis (PIS/Cofins) em meados do ano passado.

A alta registrada nas cotações dos três combustíveis nesta semana ocorre apesar de a Petrobras, que monopoliza o refino de petróleo do país, ter anunciado altas e baixas nos valores do diesel e da gasolina ao longo da semana.Os valores dos postos não dependem apenas das cotações da Petrobras, que também sofre concorrência de importadores de combustíveis. Além disso, as margens das distribuidoras e revendas influenciam nos preços aos consumidores.
Nesta semana, a maior alta diária anunciada pela Petrobras para o diesel foi de 0,8 por cento –em vigor no dia 30 de janeiro. No caso da gasolina, a maior alta, também de 0,8 por cento, entrou em vigor em 2 de fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *