Carros elétricos representarão mais de 50% das vendas globais até meados de 2030, aponta BNEF

Isenção de IPVA para elétricos é aprovada em São Paulo
23/03/2021
Petróleo fecha em leve alta, com ajuste após fortes perdas da semana passada
23/03/2021
UDOP
Segundo dados da BNEF — BloombergNEF, empresa que disponibiliza dados, notícias, análises e insights independentes, em meados da década de 2030, os carros elétricos representarão mais de 50% das vendas globais e devem ultrapassar os carros a combustão. O Brasil por exemplo, como tem potencial para biocombustíveis, essa paridade não acontecerá no curto prazo. No entanto, nos Estados Unidos e em muitos países europeus, essa situação pode ocorrer já em 2024.

Projeções e vendas de carros elétricos

Luiza Demôro, Head of Country Transition Trends na BNEF, diz que com a queda nos preços das baterias, os carros elétricos deveriam ter atingido o mesmo patamar, ou seja, poderiam competir com os veículos a combustão em meados da década de 20, mas ela ressalta que essa previsão não se aplica a todos os países.

Ela disse que, como essa mudança será enorme e rápida, estima-se que as vendas de carros elétricos superem as já movidas a combustíveis fósseis nos países desenvolvidos na próxima década. Luiza acredita que essa situação já dura de 10 a 15 anos e é uma mudança muito fundamental, que terá impacto em muitas coisas, como a aceleração ainda maior da queda dos preços das tecnologias, o desenvolvimento de outras tecnologias e o aumento exponencial na demanda de energia.

Projetos de carros elétricos no Brasil

Grande empresas brasileiras assumiram a liderança na redução da poluição da frota e contribuíram para o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, caminhões e carros elétricos começaram a aparecer mais nas ruas do país em atividades de prestação de serviços.

A CPFL Energia lançou recentemente um projeto piloto na cidade de Indaiatuba, no estado de São Paulo, utilizando apenas carros elétricos para atender os cerca de 90 mil clientes da empresa na cidade. O projeto ainda vai utilizar 20 veículos elétricos neste ano, incluindo dois caminhões exclusivos desenvolvidos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Fonte: Click Petróleo e Gás