Com mais uma queda, confiança entre empresários baianos renova mínimo histórico em maio

Opep vê recuperação gradual da demanda por petróleo no 2° semestre
18/06/2020
Petrobras planeja vender fatia na BR Distribuidora no 2° semestre, dizem fontes
18/06/2020

Fonte: SEI/BA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em maio, um quadro de menor confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com mais um retrocesso, quarto consecutivo, o pessimismo se aprofundou no meio empresarial baiano.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -564 pontos, queda de 15 pontos em relação ao registrado em abril (-549 pontos) e de 476 pontos num comparativo com o de um ano antes (-88 pontos). No ano, a confiança acumula uma queda de 632 pontos.

O ICEB se revelou negativo pela terceira vez consecutiva e, assim, chegou ao menor patamar da série histórica. Em maio, pela segunda vez em sequência, a confiança do empresariado local se situou na zona de Grande Pessimismo.

A piora no nível de confiança de abril a maio evidenciou o declínio nos indicadores de duas das quatro atividades, no caso Serviços e Comércio. A maior queda mensal ocorreu no setor de Comércio, enquanto a maior alta se deu no segmento agropecuário. Em um ano, por outro lado, todos apresentaram recuo, com o Comércio exibindo o maior retrocesso da confiança e a Agropecuária, o menor.

Ao fim, em maio, a Agropecuária marcou -172 pontos; a Indústria, -451 pontos; os Serviços, -662 pontos; e o Comércio, -615 pontos. O pessimismo, portanto, prevaleceu em todas as atividades no mês, com o setor de Serviços exibindo o maior nível e o segmento agropecuário, o menor.

Do conjunto de itens avaliados, PIB estadual, PIB nacional e situação financeira apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, juros, inflação e exportação foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de maio pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.